Início > Grupo de Pesquisa E Extensao Em Apicultura Do Pampa E Premiado No Congresso Sul Brasileiro de
Data de publicação 07/08/2023 - 11:31 Atualizado em: 07/08/2023 - 11:32 118 visualizações

Grupo de pesquisa e extensão em Apicultura do Pampa é premiado no Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura

Por Franceli Couto Jorge

Estudantes e servidores integrantes do Grupo de pesquisa e extensão em Apicultura do Pampa (Apipampa), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Gabriel, participaram do 3º Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura. O evento ocorreu, nos dias 14 e 15 de julho, na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação da Unipampa foram apresentados e premiados durante o Congresso.

O evento contou com um público de aproximadamente 1200 pessoas e cerca de 30 atividades entre palestras, mesas-redondas e minicursos. Também houve espaço para a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres.

O Grupo Apipampa participou do 3º Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura - Foto: Divulgação

De acordo com o professor, Andres Delgado Canedo, que atua no Bacharelado em Biotecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Unipampa, dois trabalhos foram premiados. “A premiação recebida demonstra a seriedade e importância técnico-científica dos trabalhos realizados pelo grupo Apipampa, mas, também, a importância que tem para os alunos a participação em eventos para a troca de conhecimento constante, mostrando seus trabalhos e, ao mesmo tempo, adquirindo conhecimentos a partir da interação com outros grupos”, destaca Canedo.

Conforme o docente, o trabalho de iniciação científica da aluna Niccoly Payva Nunes do curso de Bacharelado em Biotecnologia, premiado em segundo lugar, apresentou uma metodologia para a determinação do grau de africanização das abelhas por PCR. A proposta diminui o valor do teste em, pelo menos, dez vezes e o tempo de realização entre 3 e 4 vezes, permitindo que estas análises sejam feitas como rotina rapidamente e baixo custo.

O trabalho de Nicolly Paiva (curso de Biotecnologia) recebeu o prêmio de 2º melhor trabalho do Congresso – Foto: Divulgação

Já o trabalho da mestranda Flávia Vieira Novais, premiado em terceiro lugar, cria um sistema de marcação fluorescente de grão de pólen com baixo custo, possibilitando a automação de análises melisopalinológicas na determinação da origem floral dos méis. Ao mesmo tempo, propõe-se a criação de uma palinoteca do Pampa para auxiliar nas análises dos méis da região.

O trabalho de Flávia Vieira Novais, do PPGCB, recebeu a premiação como 3º melhor trabalho do evento - Foto: Divulgação

Canedo ressalta ainda a produção científica do grupo, que participará de outros eventos da área. No 48º Congresso Mundial de Apicultura (Apimondia), que acontece de 2 a 8 de agosto em Santiago, no Chile, o Apipampa teve três trabalhos aprovados para apresentação. O grupo também se prepara para o envio de pesquisas para o 23º Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi), que será realizado em Brasília, no mês de novembro.

Com informações de Andres Delgado Canedo