Início > Laboratorio Da Unipampa Campus Sao Gabriel Inicia Diagnostico Molecular de Covid 19
Laboratório da Unipampa Campus São Gabriel inicia diagnóstico molecular de COVID-19
Data de publicação 14/05/2020 - 23:45 Atualizado em 14/05/2020 - 23:45
Por Aline Picetti Rocha

A população do centro-oeste do Rio Grande do Sul conta com um laboratório dedicado à detecção molecular (via RT-PCR) do vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, agente etiológico da COVID-19. O projeto é liderado pelo Prof. Jeferson Luis Franco e tem como colaboradores os professores Juliano Tomazzoni Boldo, Luiz Fernando Würdig Roesch e Andrés Delgado Cañedo, todos do Campus São Gabriel. Em parceria com o LACEN/RS, ele tem por objetivo auxiliar na demanda crescente do estado por testes dessa natureza em pacientes suspeitos de terem contraído COVID-19. A ação pretende dar vazão a testes solicitados pelos hospitais da 10º CRS e aliviar a carga de trabalho do laboratório do estado. Além do laboratório estabelecido no Campus São Gabriel, o Prof. Michel Mansur Machado, do Campus Uruguaiana da Unipampa, coordena projeto semelhante.

Segundo o Prof. Jeferson, este projeto demonstra a vocação do servidor público federal em, de fato, servir à população neste momento de pandemia. Os equipamentos já presentes no Campus e reunidos para a condução dos testes foram adquiridos ao longo de mais de 10 anos de empenho de docentes e técnicos, buscando fomento junto a editais de pesquisa da FINEP e do CNPq. A cabine de biossegurança, exigência da OMS e único equipamento comprado especificamente para este fim, foi adquirida com verba contemplada em projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Luiz Fernando Roesch. A verba para compra de kits de coleta e de insumos para os testes moleculares foi disponibilizada pela Unipampa/MEC, pelo Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho do município de Rosário do Sul e por verba de projeto coordenado pelo Prof. Jeferson Franco. O Hospital e a Secretaria de Saúde de São Gabriel doaram EPI e produtos para esterilização de superfícies. O Prof. Felipe Pinheiro, também do Campus São Gabriel, confeccionou máscaras do tipo face shield, produzidas em impressora 3D.

A Unipampa agora faz parte de uma rede de universidades do estado que vem fazendo o diagnóstico molecular. A UFSM, por intermédio da Bióloga-Mestre Patrícia Chaves Brittes, auxiliou o laboratório no início dos trabalhos. A partir desta semana, a Unipampa já pode receber amostras dos hospitais.

Ao todo, 3.100 testes serão realizados gratuitamente, mediante solicitação dos hospitais pertencentes à 10° CRS, nos próximos quatro a seis meses. A capacidade de testagem é de 46 pacientes por dia, que poderá ser dobrada, caso haja demanda. O número total de testes também poderá sofrer incremento, se for necessário. Devido à proximidade entre as cidades da região, a resposta dos testes será obtida mais rapidamente, trazendo um benefício tanto aos hospitais da região quanto à saúde pública dos nossos municípios.

A Unipampa, universidade pública, gratuita e de qualidade, reforça seu compromisso com a comunidade, oferecendo mais um serviço sem custos, de alta tecnologia e essencial para a saúde da população.