Início > Mocao Sobre Transporte Publico Campus Sao Gabriel
Data de publicação 26/08/2022 - 14:13 Atualizado em: 26/08/2022 - 14:13 189 visualizações

Moção sobre transporte público - Campus São Gabriel

Os conselheiros do Conselho Universitário, em reunião realizada em 25 de agosto de 2022, manifestam moção para resolução imediata do transporte público para o Campus São Gabriel.

O transporte público destinado à comunidade acadêmica do Campus São Gabriel tornou-se precário. A situação é gravíssima, pois a sede da UNIPAMPA no município situa-se fora do limite urbano, às margens da BR 290, a oito quilômetros do centro, o que torna indispensável o serviço de transporte para o campus. Desde o retorno do semestre vigente, o acesso aos ônibus que percorriam a rota universitária mostrou-se precário; semanas depois, no entanto, a situação se esfacelou, e os ônibus foram retirados de circulação. Com o retorno das aulas, a empresa concessionária junto à Prefeitura havia eliminado uma das duas linhas que alcançava o campus, reduzindo, desse modo, a oferta e a amplitude de horários. Semanas depois, os percursos da única linha restante foram novamente reduzidos, tornando inviável a chegada à sede da UNIPAMPA em determinados momentos do dia.

O imbróglio entre a Prefeitura do município e a empresa concessionária está prejudicando toda a comunidade acadêmica do Campus São Gabriel. Não houve melhorias no serviço, e a oferta diminuiu ainda mais no retorno do semestre em 2022, com a abrupta retirada de um dos horários do turno da noite, o que exigiu que as atividades no campus terminassem mais cedo, desrespeitando os períodos determinados para as aulas noturnas. Recentemente, o agravamento transformou-se em eliminação do serviço: sem aviso prévio, os ônibus deixaram de circular, e as atividades tiveram de ser suspensas por alguns dias, pela impossibilidade de se realizarem os trajetos entre o centro, os bairros da cidade e o campus.

A crise do transporte público em São Gabriel tem de ser resolvida imediatamente com a oferta de transporte digno e de horários que permitam que as atividades acadêmicas possam ser desenvolvidas de acordo com o calendário acadêmico e com os planos de ensino. Uma instituição federal está sendo paralisada em função da ausência de transporte público, que é essencial para garantir o direito ao ensino de qualidade aos nossos estudantes.

A falência do transporte público em São Gabriel não se apresenta como um problema isolado, mas como precarização integrada ao sucateamento das universidades públicas, em especial, as que têm lugar no interior, é um sintoma da desconsideração que a educação pública sofre, atualmente, no País.

O texto da moção também encontra-se disponível neste link

Tags: São Gabriel