Início > Pesquisadores Da Unipampa Participam de Consorcio Mundial Para Genomas de Fungos
Data de publicação 17/03/2021 - 15:45 Atualizado em: 17/03/2021 - 15:45 440 visualizações

Pesquisadores da Unipampa participam de consórcio mundial para genomas de fungos

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Pesquisadores do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (Neva) do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão colaborando com o consórcio internacional 1000 Fungal Genomes desenvolvido pelo Join Genome Institute (JGI) e coordenado pelo pelo professor do INRAe –  Nancy (França), Francis M. Martin.

O pesquisadores Margeli Albuquerque (NEVA4Science e responsável pela parceria internacional), Guilherme Kesler (Doutorando do PPGCB) e Fabiola Lucini (Doutoranda do PPGCB), realizaram isolamento de fungos endófitos a partir das plantas da Antártica nos laborátorios do Neva. Lucini esteve na França, entre setembro de 2019 a dezembro de 2020, estudando estes isolados, principalmente suas características morfológicas e preparando o material para ser sequenciado pelo Joint Genome Institute (JGI), nos Estados Unidos. O professor da Unipampa e coordenador do Neva, Filipe Victoria contribui com a parte de montagem e anotação dos genomas e demais análises de bioinformática.

No total 8 espécies distintas entram no projeto, sendo que duas já estão com seus genomas completamente montados, e outras 6 em processo de finalização.  De acordo com Victoria, agora cabe ao grupo do Neva e do INRAe buscar compreender a partir destes dados como os fungos antárticos podem ajudar a entender os processo de adaptação das plantas terrestres de ambientes frios. “Parte das analises visa encontrar, por meio de comparação com outros fungos endófitos dos trópicos e de clima temperado, se existem genes ou proteínas que demonstrem as adaptações moleculares dos endófitos na Antártica”, explica ele.

Essas são as primeiras amostras de organismos isolados por pesquisadores da Unipampa a participar do consórcio do JGI. Ainda este ano o Neva buscam publicar os genomas de espécies de musgos da Antártica no phytozome, outro consórcio do JGI, mas este exclusivo para plantas.

Os dados das duas espécies já sequenciadas pelo JGI pode ser acessados nos links abaixo: