Início > Professor Da Unipampa Lanca Livro Na Bienal Do Rio de Janeiro
Data de publicação 21/09/2023 - 09:59 Atualizado em: 21/09/2023 - 09:59 106 visualizações

Professor da Unipampa lança livro na Bienal do Rio de Janeiro

“ESG: O presente e o futuro das empresas" é de autoria de Ricardo Ribeiro Alves, professor no Campus São Gabriel

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel, Ricardo Ribeiro Alves, lançou o livro "ESG: O presente e o futuro das empresas", no início de setembro, no estande da Editora Vozes na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o professor participou de uma sessão de autógrafos e conversou com leitores que adquiriram o seu livro.

Para o docente, "foi um momento muito especial poder participar de uma Bienal do Livro e, mais ainda, fazer uma sessão de autógrafos no estande de uma das principais editoras do Brasil”. Ricardo Alves conta que “diversos leitores vieram conversar comigo a respeito de ESG, sustentabilidade nas empresas e consumo consciente. Foi bem gratificante”.

Ricardo aproveitou a Bienal do Rio para visitar o estande das editoras universitárias brasileiras, pois possui cinco livros publicados pela Editora UFV, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, também visitou o estande das editoras gaúchas na bienal. O Rio Grande do Sul era o único estado que tinha uma iniciativa do tipo na bienal.

Ricardo Ribeiro Alves em lançamento de seu livro na Bienal do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Sinopse da obra

A adoção da agenda ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas. O presente livro apresenta um modelo inovador no qual as variáveis ambiental (E de environmental) e social (S de social) fazem parte do mesmo círculo. Ambas repousam sobre uma base que é a governança (G de governance), que criará as condições necessárias para que o ESG seja adotado de forma ética, transparente e eficaz nas organizações. Além disso, a obra conta com inúmeros exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG.

Sobre o autor

Ricardo Ribeiro Alves possui graduação em Administração, Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pós-Doutorado em Marketing Ambiental pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Temas pesquisados: consumo consciente, marketing ambiental, gestão de pessoas, ESG, logística reversa, marcas e selos verdes, certificação de gestão ambiental e certificação florestal. Professor Associado III da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Gabriel, atuando no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e no curso de Engenharia Florestal. É docente permanente no Mestrado Acadêmico em Administração, ofertado pela Unipampa no Campus Santana do Livramento. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Administração e Sustentabilidade Ambiental, composto das linhas de pesquisa: Gestão ambiental, estratégia e marketing; e Economia, legislação e certificação florestal.

Ricardo também é autor de livros de não-ficção (sustentabilidade ambiental) e de ficção (literatura). É escritor de livros de administração e sustentabilidade ambiental, entre os quais, ESG: O presente e o futuro das empresas (Editora Vozes), Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde (Editora Vozes), Administração Verde (Editora Elsevier/ atualmente catálogo Grupo GEN-Atlas), Marketing Ambiental (Editora Manole), Consumo Consciente - 2a edição (Editora Appris), Empresas Verdes (Editora UFV), Consumo Verde (Editora UFV), Certificação Florestal (Editora UFV), Consumo Responsável e Sustentabilidade (Editora UFV). É autor da trilogia intitulada Repercussões de Outrora (Editora Artêra), composta dos livros: A Janela do Castelo; Entardecer no Pampa; e As Palmeiras de Ubá (livros de literatura).

Com informações de Ricardo Alves