Início > Conselho Universitario Da Unipampa Divulga Nota Em Apoio Greve Do Magisterio No Rio Grande Do Sul
Data de publicação 03/12/2019 - 09:43 Atualizado em: 03/12/2019 - 11:52 400 visualizações

Conselho Universitário da Unipampa divulga nota em apoio à greve do magistério no Rio Grande do Sul

Por Franceli Couto Jorge

Durante a 91ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ocorrida na segunda-feira, 02, em Bagé, os conselheiros – representantes das categorias docentes, técnico-administrativos em educação e discentes – deliberaram em apoio à greve do magistério estadual no Rio Grande do Sul. Segundo o documento, “valorizar a educação é o único caminho para construir um futuro com democracia, justiça e liberdade”.

A nota emitida pelo Consuni está publicada no site do Conselho.

Leia a seguir a íntegra do documento:

NOTA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (CONSUNI) SOBRE A GREVE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa (CONSUNI), órgão máximo de deliberação da Universidade, integrado por representantes das categorias docente, TAEs e discentes, em sua 91ª Reunião Ordinária, realizada no dia 02 de dezembro de 2019, deliberou em seu pleno pelo apoio à greve do magistério estadual no Rio Grande do Sul, por entender que valorizar a educação é o único caminho para construir um futuro com democracia, justiça e liberdade.

A situação vivida pela educação pública no Rio Grande também diz respeito à universidade, sabedora da importância da educação de base para a formação de nossos jovens. É triste a constatação de que o Rio Grande tem um dos mais baixos salários de professores entre todos os estados da federação, que por mais de 40 meses tem seus salários parcelados, e que conquistas históricas da categoria estão sob ameaça, como o plano de carreira, o direito à aposentadoria digna e a valorização da educação.

Por isso, consideramos justas as reivindicações apresentadas pelos educadores, e esperamos por parte do Governo Gaúcho, a mesma sensibilidade manifestada pelos pais, alunos e a sociedade gaúcha em defesa da educação pública e da dignidade dos educadores.

Bagé, 02 de dezembro de 2019.

Conselheiros do Conselho Universitário da UNIPAMPA