Início > Curso de Enologia Da Unipampa E Tema Em Programa Televisivo Da Rede Globo
Data de publicação 10/11/2023 - 14:20 Atualizado em: 13/11/2023 - 10:43 57 visualizações

Curso de Enologia da Unipampa é tema em programa televisivo da Rede Globo

A graduação atrai jovens de todo o país que antes da conclusão do curso já conseguem se inserir no mercado de trabalho

Por Luciane Borges Mancilia | Estagiária de Jornalismo

No dia 27 de outubro, o Globo Repórter, programa televisivo da Rede Globo, em uma edição sobre a produção vitivinícola, usou como um dos temas da reportagem o curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Localizado no Campus Dom Pedrito, é o primeiro e único bacharelado na área do país. Segundo a reportagem, há uma grande demanda do setor de viticultura por pessoas com conhecimento na área. Além disso, os estudantes da Unipampa conseguem oportunidades de empregos antes de completarem o período de quatro anos e meio exigidos para a formação profissional.

O CURSO DE ENOLOGIA NA UNIPAMPA

Os futuros enólogos são requeridos por participarem ativamente do vinhedo e da vinícola experimental do curso, colaborando em todos os processos de produção, desde o plantio de mudas, poda, condução da videira, desfolha, colheita, até a elaboração de seus próprios vinhos. Os estudantes do curso vêm tanto da região sul como também de outros estados do país em busca da formação profissional na área de viticultura.

A infraestrutura da graduação na Unipampa inclui laboratório com equipamentos sofisticados que propiciam análises físico-químicas que geram pesquisas em diversos ramos, além de um vinhedo e uma vinícola experimental. No ano de 2023, em avaliação de cursos realizados pelo Ministério da Educação (MEC), conquistou nota 5, nota máxima que exprime excelência no ensino.

O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na viticultura no Brasil. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), o sul foi responsável por 65% da área de produção de uva colhida no país. A enóloga e coordenadora substituta do curso de Enologia, professora Ângela Rossi Marcon, ressalta a qualidade do ensino oferecido pela Unipampa de forma gratuita, pois ensino teórico e prático entrega aos estudantes formados a oportunidade de inserção no mercado de trabalho: “Com os conhecimentos adquiridos, os alunos vão poder atuar no país inteiro. A produção vitivinicultura vem crescendo em todo Brasil. Quem se forma aqui consegue atuar em diferentes áreas da enologia, desde a produção de uva até a comercialização do vinho. Também no marketing, enoturismo, gastronomia e em diversas áreas. Hoje temos produção de uva no Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Todavia, os alunos que saírem daqui, com certeza conseguirão atuar em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, explica Ângela.

Grande parte das experiências práticas do curso são desenvolvidas no vinhedo experimental que começou como um projeto de dois professores, Marcos Gabbardo e Juan Saavedra del Aguila. Inaugurado em 2014, este espaço é mantido por estudantes, técnicos e servidores terceirizados da Instituição. A coordenadora substituta aponta a importância das práticas no vinhedo, pois os estudantes utilizam as uvas para realizar seus próprios Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), além de destacar as colaborações feitas com empresas locais e o investimento na área científica: “Recebemos muita demandas, não só do setor vitivinícola, mas também de empresas de insumos enológicos e agrícolas para serem testados. Nos laboratórios são realizadas as análises dos vinhos e através da vinícola experimental é possível fazer microvinificações, testando diferentes processos de vinificação e fermentação, o que agrega muito na área de pesquisa. Muitos trabalhos são apresentados em congressos e publicados em revistas nacionais e internacionais”, afirma.

Ainda, buscando estar em sintonia com o setor vitivinícola e trazer a comunidade para dentro da Universidade, o curso auxilia nas degustações da Indicação de Procedência (IA). Em 2020, os Vinhos da Campanha receberam o selo pela qualidade do cultivo e vinhos produzidos. Os estudantes realizam o serviço do vinho e também há a participação dos professores na análise sensorial.