Início > Educacao Sem Fronteiras Inscricoes Para Selecao Internacional Estao Abertas Ate 16 de Janeiro
Data de publicação 20/12/2023 - 13:59 Atualizado em: 20/12/2023 - 13:59 68 visualizações

Educação sem fronteiras: inscrições para a seleção internacional estão abertas até 16 de janeiro

Para ingresso em 2024, a Unipampa oferece 728 vagas para candidatos de países da América Latina e Africanos de Língua Portuguesa
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para processo seletivo específico para países da América Latina (exceto Brasil) e Africanos de Língua Portuguesa. Os interessados ​​em estudar na Instituição têm até o dia 16 de janeiro para se inscrever no sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). A Unipampa é uma Universidade pública e gratuita. Portanto, não há taxa de inscrição no processo seletivo, nem pagamento de matrícula ou mensalidade.

Para ingresso em 2024, a Unipampa oferece 728 vagas distribuídas em 63 cursos de graduação que são ministrados em 10 diferentes campi da Instituição. As vagas discriminadas no Edital nº 490/2023 foram geradas por desligamentos, transferências e abandonos. A Unipampa fica localizada em 10 cidades do interior do Rio Grande do Sul: Alegrete; Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito; Itaqui; Jaguarão; Santana do Livramento; São Borja; São Gabriel; Uruguaiana.

A seleção será através de uma prova dissertativo-argumentativa on-line. O objetivo é avaliar o conhecimento do candidato acerca da Língua Portuguesa, conforme os seguintes critérios: leitura e compreensão de textos escritos; coesão e coerência; conhecimento do vocabulário vernacular e acadêmico. Todas as aulas serão ministradas em Língua Portuguesa, e fica exclusivamente a cargo dos alunos o domínio do idioma. A aplicação da prova será no dia 31 de janeiro de 2024.

Para solicitação de matrícula é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente. O resultado será divulgado a partir do dia 11 de março de 2024.

Mais informações no Edital nº 490/2023. Adendos, alterações ou novos editais serão publicados no Portal do Ingresso da Graduação Unipampa.