Início > Enade 2023 Saiba Os Cursos Avaliados Na Unipampa E Como Participar
Data de publicação 22/09/2023 - 10:17 Atualizado em: 22/09/2023 - 10:17 149 visualizações

Enade 2023: Saiba os cursos avaliados na Unipampa e como participar

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 será aplicado em 26 de novembro, às 13h (horário de Brasília), e avaliará estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do 7º Ciclo Avaliativo do Enade. Isso quer dizer que os estudantes concluintes de 17 cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) precisam realizar a prova. Os cursos são: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia.

A prova do Enade 2023 será aplicada em todos os Estados, nos municípios de oferta dos cursos, e no Distrito Federal, onde haja estudante inscrito com base nas informações provenientes do Cadastro e-MEC e do processo de inscrições. O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição. É de responsabilidade do estudante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço que será disponibilizado no site <enade.inep.gov.br> a partir do dia 06 de novembro de 2023 até o dia da prova. É recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação do Exame.

Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação de IES. O Questionário do Estudante, aberto no dia 1º de setembro, é um instrumento de caráter obrigatório e deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos até dia 25 de novembro de 2023, exclusivamente no Sistema Enade.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade, no endereço <enade.inep.gov.br>.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições brasileiras de educação superior.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Enade 2023: Saiba os cursos avaliados na Unipampa e como participar