Início > Resultados Do Monitoramento Do Pdi 2021 Sao Divulgados
Data de publicação 21/03/2022 - 14:52 Atualizado em: 21/03/2022 - 14:52 137 visualizações

Resultados do monitoramento do PDI 2021 são divulgados

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), divulga os resultados do monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021. Na página Transparência e Prestação de Contas da Unipampa, os resultados estão disponíveis desde o início de 2022. Desde 2020, o monitoramento dos resultados alcançados conforme os objetivos estratégicos estabelecidos no PDI 2019-2023 passou a ser semestral, ao invés de anual.

Conforme a Proplan, o processo de monitoramento é realizado por meio da plataforma Guri – Gestão Unificada de Recursos Institucionais. Semestralmente, o gestor de cada área informa seus resultados específicos. Ao final do processo, todos os resultados informados são compilados e disponibilizados à alta gestão para fins de repactuação e replanejamento estratégico. Os setores responsáveis pelos objetivos constantes do Planejamento Estratégico integrante do PDI 2019-2023 são o Gabinete da Reitoria, todas as Pró-Reitorias, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), a Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi), a Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS), de acordo com a Portaria nº 687/2021.

Em termos de desempenho geral da Instituição, em 2021, a maioria dos indicadores teve suas metas anuais atingidas ou parcialmente atingidas, ficando 26,31% para serem realizadas nos anos seguintes, de acordo com a necessidade e interesse institucional.

Para o setor responsável pelo monitoramento, “não restam dúvidas de que a pandemia de covid-19 causou um grande impacto no resultado do planejamento institucional tanto em 2020 quanto em 2021”. Algumas metas não puderam sequer ser executadas, enquanto outras foram não apenas alcançadas, mas superadas amplamente, justamente pelas necessidades impostas pelo novo contexto. Espera-se uma normalização das atividades acadêmicas e, consequentemente, da execução do planejamento estratégico nos próximos anos.

Informações detalhadas sobre os objetivos estratégicos e o desempenho da Instituição, bem como os resultados do monitoramento da execução de cada iniciativa, podem ser encontradas na página Transparência e Prestação de Contas da Unipampa. Também é possível observar o desempenho institucional por meio do acompanhamento dos Indicadores do TCU, que são indicadores de desempenho operacional definidos pelo Tribunal de Contas da União (Decisão TCU nº 408/2002), bem como no Painel Universidade 360 do Ministério da Educação.

Com informações de Fabricio Garcia Marcon