Início > Vote Pela Unipampa No Brasil Participativo
Data de publicação 10/07/2023 - 16:25 Atualizado em: 10/07/2023 - 16:32 101 visualizações

Vote pela Unipampa no Brasil Participativo

Por sofiasorgetzt

Até o dia 14 de julho, é possível votar em duas propostas vinculadas à Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no site Brasil Participativo: a da conclusão das obras da Unipampa e a da criação de um hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média e alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana.

Para votar, é preciso ter cadastro no Gov.br. As propostas podem ser acessadas nos links abaixo ou nos QR Codes.

Conclusão das Obras da Unipampa.

Criação do Hospital Federal Transfronteiriço.

Saiba mais sobre as propostas:

Conclusão das Obras da Unipampa

A conclusão das obras da Universidade Federal do Pampa nos dez campi é fundamental para consolidar a excelência já reconhecida, com nota máxima obtida na avaliação do MEC. Isso se justifica pela importância estratégica da universidade na formação de profissionais qualificados em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a finalização das obras permitirá a expansão das vagas, atendendo a demanda crescente por educação superior.

Criar um hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média/alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana

Regiões de fronteira, como a região 3 de saúde do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 500 mil habitantes, estão desassistidas em relação ao acesso a média e alta complexidade em saúde, ferindo os princípios de equidade, descentralização e regionalização do SUS. Agrega-se isso a distância de até 640 km para os centros maiores a que estes municípios são referenciados. O Município citado justifica-se em razão do amadurecimento da Unipampa, com 5 cursos de saúde, incluindo medicina, ativos.