Início > Curso de relacoes publicas recebe nota maxima do mec
Data de publicação 20/05/2024 - 18:22 Atualizado em 20/05/2024 - 18:22 33 visualizações

Curso de Relações Públicas recebe nota máxima do MEC

No ato, também ocorre a renovação do reconhecimento do curso
Por Emanuelle Tronco Bueno

O curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, recebeu, na última semana, a oficialização pelo Ministério da Educação (MEC) da obtenção do conceito cinco, a nota máxima dada em avaliações para cursos de graduação. Como consequência da manutenção da qualidade do curso, a Instituição recebeu a renovação do reconhecimento de curso, que é o processo de revalidação, por parte do MEC, da permissão de oferta de uma graduação. Este processo ocorre periodicamente, de acordo com o ciclo avaliativo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O processo de avaliação dos cursos de graduação envolve a análise de documentos, visitas in-loco on-line aos espaços acadêmicos (como salas, laboratórios, biblioteca etc.), bem como reunião com professores e acadêmicos representantes do curso. São consideradas na avaliação a organização didático-pedagógica, o grupo de professores e a infraestrutura da graduação em Relações Públicas.

A coordenadora do curso, Carmen Abreu, expressa seu contentamento com as cinco estrelas obtidas pelo curso de Relações Públicas da Instituição: “O conceito traduz o reconhecimento da qualidade do curso. É fruto de um esforço coletivo que procura olhar para questões sociais, em busca de ambientes mais justos, inclusivos e igualitários, sem deixar de perceber e acompanhar as nuances e transformações do mercado da comunicação, que se transformam rapidamente.”

Na última avaliação, que aconteceu no ano de 2019, a nota obtida foi de quatro estrelas. Para tanto, a divulgação da nota máxima representa uma superação de toda equipe envolvida no desenvolvimento do curso. Para o diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, a nota representa a realidade do ensino ofertado tanto pelo curso quanto pelo Campus, relatando sua felicidade e orgulho em receber mais este reconhecimento institucional.