Início > Mobilidade internacional alavanca qualificacao tecnica para pesquisa na area de biomecanica na
Data de publicação 04/04/2022 - 12:13 Atualizado em 04/04/2022 - 12:13 528 visualizações

Mobilidade internacional alavanca qualificação técnica para pesquisa na área de biomecânica na Unipampa

Nos meses de fevereiro e março de 2022, o servidor Marcos Roberto Kunzler, Técnico Desportivo do curso de Educação física e responsável técnico pelo laboratório de Neuromecânica de Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, realizou uma visita de estudos e treinamento para pesquisa na Universidade de Valencia (UV), na Espanha. Marcos é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Unipampa, que tem contínua colaboração com o Grupo de Investigación en Biomecánica Deportiva (GIBD) da Universidade de Valencia (UV).

Marcos, que é doutor em Ciências Fisiológicas pela Unipampa, teve a supervisão do professor Jose Ignacio Priego Quesada. O principal objetivo da estadia na Espanha foi participar de treinamentos em técnicas de pesquisa para biomecânica, especialmente termografia e acelerometria, bem como o fortalecimento dos trabalhos realizados em cooperação investigando a reprodutibilidade de medidas biomecânicas em contexto esportivo. Marcos também participou em aulas práticas sobre termografia, cinética e acelerometria para o curso de graduação em educação física na UV e visitou diferentes laboratórios da Faculdade de Atividade Física e Esporte da UV. Recentemente, o Laboratório de Neuromecânica da Unipampa adquiriu um sistema de acelerometria para atividades de aulas práticas nas graduações em Educação Física e Fisioterapia.

Marcos avalia a oportunidade também como uma forma de observar metodologias de ensino aprendizagem empregadas na instituição do exterior, além de conhecer mais sobre sistemas de gestão de laboratórios de ensino e pesquisa em áreas das ciências da saúde.

De forma fundamental para a realização da viagem, o servidor contou com apoio dos professores Felipe Carpes e Pâmela Billig Mello Carpes, na captação de financiamento externo junto a International Society of Biomechanics (ISB) e a International Brain Research Organization (IBRO) para a atividade. Marcos salienta que “ações de internacionalização como essa fortalecem e promovem a nossa Universidade, mantendo e ampliando o vínculo de colaboração entre grupos de pesquisa e repercutindo na formação de recursos humanos e publicações científicas em colaboração”.

Com informações de Marcos Roberto Kunzler