Início > Ouvidoria da unipampa divulga relatorio de gestao e plano de acao anual
Data de publicação 13/04/2022 - 17:28 Atualizado em 13/04/2022 - 17:28 249 visualizações

Ouvidoria da Unipampa divulga Relatório de Gestão e Plano de Ação Anual

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o Relatório de Gestão, referente aos anos de 2020 e de 2021, e, também, o Plano de Ação Anual, referente ao período de 16 de março de 2021 a 15 de março de 2023, que corresponde ao 1º Ciclo Integral de Avaliação de Maturidade do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal. Os documentos estão disponíveis no site da Ouvidoria.

Conforme a equipe da Ouvidoria, o relatório de gestão refere-se, excepcionalmente, aos anos de 2020 e 2021, em função da Portaria nº 581, de 9 de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União, em 10 de março de 2021, que menciona em seu artigo 52: “as unidades do SisOuv deverão elaborar relatórios de gestão com periodicidade mínima anual, a ser publicado no sítio eletrônico do órgão ou entidade até o primeiro dia do mês de abril de cada ano, abrangendo informações referentes ao ano anterior”. Dessa forma, não houve tempo hábil para a sua elaboração, já que houve necessidade de outras adequações para atendimento à parte da Portaria.

No que se refere ao Plano de Ação Anual, o documento contém todas as atividades que deverão ser realizada pela unidade de Ouvidoria e pela instituição a que ela esteja vinculada, a fim de superar as lacunas entre a maturidade revelada pelo autodiagnóstico e a maturidade alvo definida e apoiada pelo nível estratégico. O modelo de maturidade considera essencial que a unidade de Ouvidoria realize o planejamento operacional de suas atividades, com elaboração de um plano de ação anual.

Além dos relatórios já produzidos pela Ouvidoria, com periodicidade mínima anual e procedimento formalmente instituído, haverá também a elaboração de plano de ação correspondente às ações de melhoria necessárias para o exercício subsequente, ao qual será dada transparência interna e externa ao Órgão. As ações de melhoria, as quais visam atingir a maturidade alvo definida são: apresentação de relatório no Consuni; planejamento anual; plano de capacitação; implementação da tramitação via Fala.BR; resultados das consultas ao Conselho de Usuários e Plano de Ação.

A Ouvidoria destaca também a ação da implementação da tramitação de manifestações via Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a qual também é uma ação prevista no Plano de Integridade Unipampa 2021/2022. Tal ação começou a ser implementada, primeiramente, no Gabinete da Reitoria e nas Pró-Reitorias, e, gradualmente, o uso deverá ser expandido para todas as áreas da Universidade.

O Planejamento Anual das atividades da Ouvidoria, considerando os recursos humanos, orçamentários e logísticos disponíveis, e com base no mapeamento das demandas dos anos anteriores, foi validado pelo Comitê Estratégico e, após, foi publicado no site da Ouvidoria. O Planejamento Anual apresenta mapeamento sobre evolução do volume de demandas da ouvidoria e levantamento de suas causas, de forma a permitir algum grau de previsibilidade no comportamento das demandas ao longo do exercício.

Com informações de Dileia Adolfo Maria