Início > Professor da unipampa participa da obra clinica psiquiatrica
Data de publicação 03/01/2022 - 15:21 Atualizado em 03/01/2022 - 15:24 220 visualizações

Professor da Unipampa participa da obra Clínica Psiquiátrica

Livro lançado em novembro aborda assuntos relacionados à saúde mental em diversas áreas do conhecimento
Por Franceli Couto Jorge

Durante Reunião Ordinária do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPQ-USP), realizada em novembro de 2021, ocorreu o lançamento do livro Clínica Psiquiátrica: a terapêutica psiquiátrica, que conta com a participação de diversos pesquisadores da área da saúde mental. Entre eles está o docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Nelson Francisco Serrão Júnior, que escreveu o capítulo Fisioterapia ao longo da vida, em coautoria com as fisioterapeutas Juliana Barbosa Goulardins e Clarice Tanaka. Serrão Júnior leciona o componente curricular de Fisioterapia em Saúde Mental e atua no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, desde 2017.

A obra tem como organizadores Euripedes Constantino Miguel, Beny Lafer, Helio Elkis e Orestes Vicente Forlenza. Clínica Psiquiátrica: a terapêutica psiquiátrica está disponível no site da Editora Manole, que a destaca como um projeto de “sucesso da literatura médica nacional [...] e da psiquiatria nacional. O interesse pela obra transcende a esfera do especialista, atraindo clínicos em geral, alunos e residentes”. O volume 3 contém 1.200 páginas e aborda, conforme sua sinopse, “o tratamento das grandes síndromes psiquiátricas de forma aprofundada, com seções específicas sobre psicoterapias, neuromodulação e interface com outras especialidades”.

Clínica Psiquiátrica - Divulgação: Editora Manole

Para o docente da Unipampa e autor de um dos capítulos, a participação na obra é de suma importância, pois possibilita o estreitamento de laços entre o Instituto de Psiquiatria da USP, o curso de Fisioterapia da Unipampa e a pós-graduação lato sensu como a Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Além disso, Serrão Júnior destaca que essas parcerias elevam o nível da Unipampa e constroem caminhos sobre a área da saúde mental.