Início > Realizada primeira semana academica da medicina no campus uruguaiana
Data de publicação 07/06/2017 - 15:59 Atualizado em 08/07/2018 - 01:12 606 visualizações

Realizada a primeira Semana Acadêmica da Medicina no Campus Uruguaiana

Por Sofia Viero Sorgetzt

O curso de Medicina do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou entre os dias 23 e 26 de maio a sua primeira Semana Acadêmica (I SAMed). Com o tema “Potencialidades e Desafios da Medicina de Fronteira”, o evento reuniu acadêmicos de Medicina e de outros cursos da área da saúde do Campus Uruguaiana da Unipampa, como Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia. Participaram da abertura da I SAMed o Pró-reitor de Graduação da Unipampa, Ricardo Carpes, o Diretor do Campus Uruguaiana, Marcus Querol, o Coordenador do Curso de Medicina, Diego Kleinubing e a Secretária de Saúde de Uruguaiana, Thais Aramburu.

A programação dos quatro dias da I SAMed incluiu palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos. As atividades foram ministradas por professores do curso de Medicina da Unipampa, além de convidados externos de universidades que também oferecem cursos de Medicina, como a Unifra (Centro Universitário Franciscano), de Santa Maria, e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), de Porto Alegre. Além de médicos, o grupo de palestrantes incluiu profissionais da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, dentistas e biomédicos.

Entre os temas abordados nas atividades destacaram-se: Epidemiologia da Fronteira, abrangendo doenças e comorbidades comuns na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul; oficinas sobre Medicina Tradicional Chinesa e Espiritualidade e Saúde e oficinas de asculta pulmonar e asculta cardíaca.

A I SAMed foi promovida pelo Diretório Acadêmico Nise da Silveira (DANS) do curso de Medicina da Unipampa. Durante o evento foram recolhidos alimentos não-perecíveis para doação ao Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) da Unipampa.