Início > Tem no pampa estreia com o objetivo de divulgar pesquisa e extensao na unipampa
Data de publicação 04/08/2022 - 08:42 Atualizado em 04/08/2022 - 12:41 317 visualizações

“Tem no Pampa” estreia com o objetivo de divulgar pesquisa e extensão na Unipampa

Iniciativa busca colaborar para a divulgação científica na Universidade através de vídeos nas mídias sociais digitais
Por 2001560014

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) dá início ao projeto de divulgação científica “Tem no Pampa” . O objetivo é mostrar os projetos de pesquisa e extensão feitos na Universidade em diferentes áreas do conhecimento. A partir do mês de agosto serão divulgados vídeos animados e explicativos sobre algumas pesquisas desenvolvidas nos dez campi da Instituição. Os conteúdos serão publicados nas mídias sociais Instagram e TikTok da Unipampa. Além de colaborar para a divulgação e valorização da ciência, a iniciativa oferece um conteúdo interativo e atrativo para o público dessas mídias.

O projeto é uma idealização da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa. Inicialmente o foco serão dois eixos, “Tem Pesquisa no Pampa”, trazendo as pesquisas feitas na Universidade, e “Tem Extensão no Pampa”, com informações sobre os projetos de extensão que buscam a interação dialógica entre a Universidade e a sociedade.

A estreia do quadro aborda a importância e as ações da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), órgão responsável por estimular, assessorar e incentivar a produção científica na Unipampa. Segundo o pró-reitor da Proppi, Fábio Leivas, a divulgação científica é importante para mostrar à sociedade a contribuição das universidades no desenvolvimento do país. Ele destaca o fato das pesquisas desenvolvidas nas Universidades Públicas representarem mais de 70% do conhecimento científico produzido no Brasil. “Mostrar o que é desenvolvido na Unipampa vai aproximar a sociedade da Unipampa, dar visibilidade aos nossos projetos que ajudam a melhorar a vida da população e promovem o desenvolvimento regional”, afirma Leivas. 

Para o segundo vídeo, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) será apresentada. A Proext é o órgão responsável por apoiar, incentivar e promover ações e projetos de extensão na Universidade. De acordo com o pró-reitor da Proext, Paulo Lopes, a extensão é chave para a formação de profissionais aptos a produzir conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais da sociedade. “A extensão universitária pode oferecer um engrandecimento pessoal ao permitir que os alunos se relacionem com diversas pessoas, por exemplo, com vulnerabilidade sociais, permitindo a eles o descobrimento de novos valores”, comenta Lopes. O pró-reitor ainda destaca as diversas chamadas internas que oferecem oportunidades para os discentes desenvolverem seus conhecimentos de forma prática. 

Demonstrar o papel da pesquisa e extensão é um dos principais objetivos da iniciativa da ACS com o projeto “Tem no Pampa”. É através da ciência que a Universidade pode colaborar de forma decisiva para o desenvolvimento do Pampa gaúcho. Por meio da extensão, as instituições de ensino se aproximam da comunidade e trazem soluções e iniciativas para o seu crescimento. 

Confira o link para o primeiro vídeo do “Tem Pesquisa no Pampa”

Siga a Unipampa no Instagram e TikTok para não perder nenhuma novidade