Início > Unipampa e contemplada em edital da capes para enfrentamento do coronavirus
Data de publicação 20/07/2020 - 20:59 Atualizado em 20/07/2020 - 21:05 431 visualizações

Unipampa é contemplada em edital da CAPES para enfrentamento do Coronavírus

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (PPG-Bioq) foi contemplado na chamada 11/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com recursos para a realização de um projeto de pesquisa científica e tecnológica na área de Fármacos. O edital faz parte das ações de enfrentamento da Capes ao novo Coronavírus.

Para isso, serão desenvolvidos medicamentos que serão testados em culturas de células, em modelos alternativos (Caenorhabditis elegans e Drosophila Melanogaster) e em animais (Camundongos, Ratos e hamsters). Abordagens modernas de modelagem matemática também auxiliarão na busca pelas melhores proposições para o tratamento em humanos.

De acordo com a professora da Unipampa, Sandra Elisa Haas, coordenadora da proposta, “a realização desse projeto financiado pela Capes representa a importância da Unipampa no cenário nacional e demonstra a capacidade da nossa universidade de buscar respostas para problemas importantes da sociedade, como a SARS-COV-2, através da ciência e da inovação produzidos na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul.”

O PPG-Bioq receberá bolsas de doutorado e de pós-doutorado para a realização da proposta e além de Haas a equipe é composta pelos professores Daiana Avila, Cristiane Denardim, Simone Pinton, Paulo Bayard, Marina Prigol, Simone Boeira e Gustavo Guerra. A proposta será realizada majoritariamente nos Campi Uruguaiana e Itaqui da Unipampa, além de contar com a parceria das universidades Universidade Estadual Paulista Jpúlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).