Início > Unipampa promove exposicao de trabalhos de estudantes do programa de residencia pedagogica
Data de publicação 12/03/2024 - 08:37 Atualizado em 12/03/2024 - 08:37 65 visualizações

Unipampa promove exposição de trabalhos de estudantes do Programa de Residência Pedagógica

Evento ocorre no dia 23 de março no Campus Bagé
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do curso de Letras-Português e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promove uma Mostra Literária no dia 23 de março, das 14h às 18h, no Campus Bagé. O evento reúne trabalhos executados por estudantes e professores das escolas públicas estaduais Carlos Kluwe, Waldemar Amoretty e José Gomes Filho durante o período de outubro de 2022 a março de 2024. A programação inclui exposição dos trabalhos resultantes das atividades de leitura literária de autores bageenses que aconteceram durante a vigência do projeto, além de roda de conversa e oficinas de leitura e de poesia. Não é necessária inscrição e o evento é gratuito.

Durante a execução do projeto, os residentes da Unipampa, como são chamados os alunos de licenciatura integrantes do PRP, promoveram a leitura literária de obras de escritores bageenses em turmas do Ensino Médio. Alguns dos autores trabalhados foram Fernando Risch, Rodrigo Tavares, José Francisco Botelho e Valdomiro Martins. As leituras geraram produtos variados e o resultado estará exposto na Mostra Literária.

O encontro tem como público-alvo professores em atuação ou em formação, seja cursando magistério ou graduação. Na ocasião, a roda de conversa será mediada pelas professoras que coordenaram as atividades com foco no compartilhamento dos métodos e referenciais teóricos adotados no processo, assim como as dificuldades e os progressos observados durante a execução do projeto. A oficina de leitura de poesia terá participação da escritora bageense Giana Guterres.

Segundo a professora Vera Lúcia Medeiros, responsável pela organização do evento, a relevância da Mostra Literária está em “apresentar à comunidade o resultado de projeto institucional que envolveu docentes em formação inicial e continuada e estudantes da rede pública”. Além disso, complementa Vera, o evento congloba teoria e prática, pois é uma “oportunidade de formação para professores, pois envolve exibição de atividades aplicadas em turmas de Língua Portuguesa, conversa sobre como as atividades foram realizadas e troca de experiências, além de uma prática de leitura literária”.