Início > Boletim unipampa no combate ao coronavirus
Data de publicação 06/04/2020 - 18:37 Data de atualização: 06/04/2020 - 19:16

Boletim: Unipampa no combate ao Coronavírus

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) segue empenhada em contribuir no enfrentamento da Covid-19 (Coronavírus). Cada um dos dez Campi está buscando participar com ações que estejam de acordo com o potencial de cada unidade.

Campus Bagé

No Campus Bagé, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Alimentos estão realizando o processo de produção de sabão líquido. O objetivo é oferecer o produto, um dos mais importantes no combate ao novo vírus, para instituições de saúde do município, através de uma parceria entre a Unipampa e a Secretaria Municipal de Saúde, além de comunidades em situação de vulnerabilidade, e outras instituições e pessoas que necessitem do material para a manutenção da higiene. A equipe prevê a produção de 180 litros de sabão líquido por semana. Até agora, já foram produzidos 50 litros.

Campus Caçapava do Sul

No Campus Caçapava do Sul diversas ações estão sendo feitas para contribuir para o enfrentamento da Pandemia. Os Laboratórios de Química foram disponibilizados para produção de álcool a partir de insumos aprendidos pela Receita Federal. Através do Projeto Reciclar, sabão também está sendo produzido. Máscaras n95 foram doados pela Coordenação do Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram) para os profissionais da saúde do município, entre outras atividades

Campus São Gabriel

O docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel da Unipampa, Felipe Pinheiro, com o auxílio de estudantes do Laboratório de Paleobiologia, iniciou a produção de máscaras de proteção em impressora 3D, com o objetivo de oferecer mais equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde. As máscaras do tipo face shield protegem todo o rosto, inclusive regiões que não são cobertas por máscaras comuns, como os olhos. A base é feita com plástico ABS que alimenta a impressora e a parte do visor é de acetato transparente. A produção do grupo é contínua, enquanto houver demanda.

Tags: Extensão