Campus Caçapava do Sul: Projeto de pesquisa pensa novas estratégias para ensino experimental em Ciências
Ensino, pesquisa e extensão são os pilares de sustentação do funcionamento das universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a divisão multicampi gera uma infinidade de projetos: apenas no Campus Caçapava do Sul, são 12 projetos de ensino em atividade, junto a 15 de extensão e 37 de pesquisa.
Neste campus, o professor André Luís Silva da Silva, junto aos docentes Marcelo Ferreira e Paulo Henrique dos Santos Sartori, ministra o projeto de pesquisa “Desenvolvimento teórico-metodológico e aplicação de estratégias pedagógicas para o ensino experimental em Ciências: Atividade Experimental Problematizada (AEP)”. O objetivo da pesquisa é discutir propostas experimentais no ensino de ciências e, a partir dessas discussões, desenvolver uma proposta metodológica e aplicá-la junto às derivações do projeto, ligado ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa.
A demanda de criação deste projeto de pesquisa é justamente as críticas referentes ao modelo atual de ensino de ciências. De acordo com Silva, os livros que competem à área não contemplam ambientes não-formais de ensino e, muitas vezes, não exploram suficientemente a atividade experimental em laboratório. Particularmente voltado ao ensino da química, o projeto trata de um estudo e do desenvolvimento de uma proposta para o ensino experimental em ciências, em que alguns pressupostos teóricos são utilizados, mas estes partem de uma metodologia a ser abordada no processo de ensino dos alunos, que atuarão como protagonistas durante a construção desse método.
As discussões partem não só do corpo docente formador do projeto, mas, também, de um grupo de sete discentes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Geologia, que participam efetivamente das atividades. Todos propõem sistematizações dessa abordagem a fim de que se possa desenvolver a aprendizagem significativa dos estudantes de ciências e trazer estes alunos para a posição de protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.
Publicações de artigos, projetos de trabalho de conclusão de curso, bem como atividades de intervenções e estágio são os locais em que a Atividade Experimental Problematizada se efetiva. O professor Silva, em entrevista, enfatiza de que forma a aplicação do projeto vem acontecendo e como a comunidade tem se inserido nele.
Para a universidade e para a região do pampa, a importância da atividade experimental problematizada é caracterizar as perspectivas de um projeto de pesquisa, pois muitas vezes os universitários têm a concepção de que o projeto de pesquisa deve necessariamente ter uma investigação experimental, uma análise gráfica, ou uma análise computacional. Porém, o projeto pode surgir baseado emuma concepção teórica em que, num primeiro momento, seria necessário caracterizá-la, e posteriormente seria feita a aplicação nos devidos ambientes, sejam eles universitários ou da educação básica, explica Silva.
Em março de 2018 as ações feitas pelo grupo se tornarão publicação literária. As duas fases do projeto se concretizarão em livro, e estarão disponíveis para os interessados em novas metodologias de ensino experimental em ciências.
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