Início > Consuni compoe lista triplice para reitor e vice reitor da unipampa
Data de publicação 09/10/2023 - 11:06 Data de atualização: 09/10/2023 - 11:27

Consuni compõe lista tríplice para reitor e vice-reitor da Unipampa

A votação ocorreu na última semana. Edward Pessano ficou em primeiro lugar com 36 votos
Por Franceli Couto Jorge

Na última quinta-feira, 5, o Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou, durante a 54ª Reunião Extraordinária, a eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Instituição. A votação ocorreu presencialmente no Campus Bagé e definiu a composição da lista tríplice.

Para o cargo de reitor, o professor Edward Frederico Castro Pessano recebeu 36 votos, o docente Alexandre Vicentine Xavier contabilizou seis votos e o professor Fábio Gallas Leivas recebeu quatro votos. Além disso, teve um voto em branco. Dos 48 conselheiros/as aptos a votar, compareceram 47, sendo 34 docentes; oito técnicos-administrativos em Educação; quatro discentes e um representante da comunidade externa.

Para o cargo de vice-reitor/a, a professora Francéli Brizolla recebeu 44 votos. Com a votação do Consuni, a lista tríplice será encaminhada para o Ministério da Educação para nomeação do próximo reitor da Unipampa, que deverá ocorrer até o dia 17 de dezembro 2023.

Transição da Gestão Superior da Unipampa

Após a composição da lista tríplice pelo Consuni, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, emitiu a Portaria nº 1561, de 05 de outubro de 2023, que designa os professores Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla para coordenarem a transição da Gestão Superior da Unipampa.

Conforme Edward Pessano, a transição terá diferentes momentos. "Inicialmente, iremos constituir um grupo de trabalho para pensar na atual estrutura da instituição e quais são as mudanças possíveis para atender nosso plano de gestão", explica o reitor eleito. Ainda de acordo com o docente, o grupo fará um levantamento da atual situação orçamentária e financeira, bem como das obras e contratos em andamento, visando o próximo ano. Além disso, haverá a discussão com a gestão sobre o andamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

"Outra ação será uma rodada de conversas nas dez unidades acadêmicas e na reitoria. As visitas deverão acontecer em novembro", afirma Edward. Ao longo desse processo, deverá ocorrer a definição dos futuros gestores.

Tags: Gestão