Início > Movimento estudantil da unipampa realiza acoes contra os cortes orcamentarios
Data de publicação 12/12/2022 - 14:46 Data de atualização: 12/12/2022 - 14:46

Movimento estudantil da Unipampa realiza ações contra os cortes orçamentários

Atividades acadêmicas estão paralisadas em seis campi da instituição

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) segue sem recursos para a manutenção de serviços essenciais e pagamento de bolsas de ensino, pesquisa, iniciação científica e tecnológica e de mestrado e doutorado. A situação que se iniciou após o bloqueio de mais R$ 3 milhões do orçamento da instituição gerou uma série de ações organizadas pelo movimento estudantil da Unipampa em diferentes campi.

Na última quinta-feira, a Universidade recebeu os recursos para o pagamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). No entanto, diversas outras bolsas e, também, o pagamento de fornecedores e contas básicas da Unipampa estão inviabilizadas, uma vez que não restaram recursos no orçamento da instituição. Em comunicado anterior, foi detalhada a situação das contas da Universidade e as despesas pendentes.

O bloqueio dos recursos da Unipampa gerou indignação em toda a comunidade universitária e em diversos campi, estudantes organizaram manifestações e paralisam as atividades. A Reitoria reconhece como legítima as mobilizações realizadas pelos discentes nos campi da Unipampa. De acordo com o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, “os movimentos devem ser pautados pelo diálogo, a fim de mostrar a toda a comunidade a situação gravíssima que passam todas as instituições federais de ensino superior”.

A gestão da Unipampa vem realizando uma série de ações para a reversão da crítica situação orçamentária. Roberlaine explica a importância da permanência da mobilização pela recomposição do orçamento o mais breve possível e cita as vitórias já conquistadas pelo movimento. “Na última semana, essas diversas ações realizadas pelos discentes, servidores e gestores nos trouxeram uma vitória parcial, por meio do repasse das bolsas PNAES e da pós-graduação”. O reitor afirma ainda “que o movimento sempre contará com o apoio da gestão quando ocorrer de forma ordeira e com diálogo aberto à comunidade acadêmica”.

Confira os detalhes sobre a mobilização em cada um dos campi da Universidade:

Campus Alegrete

Assembleia discente realizada na sexta-feira, 9, decidiu pela paralisação e ocupação do prédio 1A do Campus Alegrete, durante esta segunda e terça-feira, dias 12 e 13. Será permitida somente a entrada de estudantes e professores que aderiram à paralisação, terceirizados e bolsistas dos laboratórios de pesquisa.

Campus Bagé

Desde quinta-feira, 8, os estudantes estão ocupando o Campus e as atividades de ensino estão paralisadas.

Campus Caçapava do Sul

Estudantes estão ocupando o prédio da instituição, mas as atividades acadêmicas seguem normais. Está prevista uma mobilização discente pela cidade nesta segunda-feira, 12, a partir das 14h, com saída do salão principal da Unipampa.

Campus Dom Pedrito

A ocupação do prédio começou na semana passada. Assembleia discente deliberou pela paralisação das atividades até quinta-feira, 15. Estudantes reivindicam a valorização do ensino público e investimentos em pesquisa e desenvolvimento das Universidades.

Campus Itaqui

Estudantes ocuparam o Campus Itaqui após o bloqueio de recursos que afetou o pagamento de bolsas para diversos alunos/as em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. As atividades seguem normais.

Campus Jaguarão

Discentes do Campus Jaguarão deliberaram pela paralisação e ocupação da Universidade a partir de quarta-feira, 7. A previsão é que as atividades permaneçam paralisadas até a reposição do orçamento da Unipampa.

Campus Santana do Livramento

Durante esta semana estão sendo organizadas atividades de mobilização da comunidade. A assembleia discente na quarta-feira, 7, decidiu pela manutenção das atividades e as aulas seguem normais.

Campus São Borja

Estudantes paralisaram as atividades de ensino na quarta-feira, 7, e estão ocupando o Campus da instituição. Na quinta-feira, 8, foi realizada uma manifestação na Praça XV de Novembro, no centro da cidade, para protestar contra os cortes orçamentários e a falta de pagamento das bolsas e auxílios.

Campus São Gabriel

Os movimentos estudantis dos cursos do Campus São Gabriel paralisaram as atividades e estão realizando aulas públicas. O prédio da Universidade está ocupado.

Campus Uruguaiana

Discentes organizaram manifestações contra os cortes no orçamento, atividades administrativas e aulas seguem normais. Diretórios acadêmicos dos cursos do Campus Uruguaiana têm reunião nesta segunda, 12, com professores e a direção para deliberar sobre a situação.

Tags: Graduação