Início > Professor edward pessano e o mais votado para reitor da unipampa em consulta comunidade academica
Data de publicação 13/09/2023 - 08:44 Data de atualização: 13/09/2023 - 08:44

Professor Edward Pessano é o mais votado para reitor da Unipampa em Consulta à Comunidade Acadêmica

A apuração dos votos ocorreu na Reitoria, em Bagé, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube

Por Franceli Couto e Sofia Viero

Em Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidato/a a/à reitor/a da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o professor Edward Frederico Castro Pessano, da Chapa 3 - Unipampa pra toda gente, obteve 30,56% dos votos, sendo o escolhido pela maioria dos votantes para conduzir a gestão da Universidade pelos próximos quatro anos, a partir de dezembro de 2023. A professora Francéli Brizolla compõe a Chapa 3 como vice-reitora. A votação ocorreu na terça-feira, 12 de setembro, das 6h às 21h, de forma on-line, por meio do Sistema Helios Voting.

Entre as três categorias, 6.763 pessoas depositaram seus votos na urna digital. Destes, 2.544 votos foram destinados à Chapa 3 - Unipampa pra toda gente, distribuídos da seguinte forma: 1.902 votos da categoria discente, 370 votos da categoria técnico-administrativos em educação e 272 votos da categoria docente. Pela primeira vez em formato on-line, a Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidato/a a/à reitor/a teve a abstenção de 4.999 pessoas, representando 42,50% do universo de eleitores aptos, uma redução de mais de 20% em relação à edição de 2019, que ocorreu presencialmente nos dez campi e reitoria da Unipampa.

Em segundo lugar ficou a Chapa 1 - RenovAção, composta pelos professores Alexandre Vicentine Xavier e José Waldomiro Jiménez Rojas, candidatos, respectivamente, a reitor e vice-reitor da Unipampa, que obtiveram 28,96% dos votos, ou seja, 2.420 votos. Em terceiro lugar, com 17,23% dos votos, o que representa 1.701 eleitores, ficou a Chapa 2 - Unipampa Corações e Mentes, formada pela professora Shirley Grazieli da Silva Nascimento, candidata à reitora, e pelo professor João Pablo Silva da Silva, candidato a vice-reitor.

O resultado preliminar pode ser conferido no site da Consulta à Comunidade Acadêmica. A apuração está disponível no canal da Unipampa no YouTube. Entre hoje, 13, e amanhã, 14, podem ser submetidos recursos aos resultados da Consulta. Na sexta-feira, 15, ocorrerá a análise dos recursos e, na segunda-feira, 18 de setembro, haverá a homologação e divulgação dos resultados finais da Consulta. No dia seguinte, 19, o resultado será encaminhado à Presidência do Consuni. Após a votação e a composição da lista tríplice pelo Consuni, o resultado final será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação do novo reitor.

Confira o resultado preliminar da Consulta à Comunidade Acadêmica - Arte: Luan Zubaran/ACS

Sobre Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla

Edward Frederico Castro Pessano, natural de Uruguaiana, é biólogo e educador. Ingressou na Unipampa como Técnico de Laboratório do Campus Itaqui em 2006. Em 2009, transferiu-se para o Campus Uruguaiana também como Técnico de Laboratório. Em 2013, tornou-se docente e logo se engajou na política institucional e de gestão.

Foi coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana entre 2016 e 2019. Em 2019, assumiu como diretor. Em 2020, atuou como pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, desafiado pelos cortes no orçamento e pela pandemia, situações que puseram em xeque a permanência dos estudantes. Em agosto de 2021, passou a atuar como pró-reitor de Gestão de Pessoas, momento de implantação de sistemas, da retomada de concursos públicos e do retorno presencial, cargo que ocupou até junho de 2023.

Atualmente, é professor no Campus Uruguaiana, na graduação e na pós-graduação, nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Francéli Brizolla é educadora e natural de Espumoso/RS. Está na Unipampa desde sua implantação. Entre 2007 e 2009, foi assessora da Comissão de Implantação e da Reitoria pro tempore, tendo participado do processo de constituição dos valores que são até hoje fundamentos da Unipampa e da estruturação da gestão.

Em 2009, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR - Litoral) para implantar as primeiras políticas de acessibilidade. Retornou à Unipampa, em 2012, como docente no Campus São Gabriel, momento em que também atuou no Mestrado em Educação no Campus Jaguarão. Entre 2013 e 2015, foi pró-reitora adjunta de Graduação, época de criação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico, do Programa de Formação Docente e da reestruturação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), do qual também foi coordenadora no mesmo período. Entre 2016 e 2018, foi docente no Campus Dom Pedrito.

Hoje, atua no Campus Bagé, na graduação, no curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, e na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, onde também exerce a função de coordenadora desde 2022.

Tags: Gestão