Início > Resultado final da consulta comunidade academica confirma edward pessano como o mais votado para o
Data de publicação 19/09/2023 - 13:24 Data de atualização: 19/09/2023 - 15:34

Resultado final da Consulta à Comunidade Acadêmica confirma Edward Pessano como o mais votado para o cargo de reitor da Unipampa

A ACS conversou com as três chapas participantes do pleito, que avaliaram as suas experiências durante o período eleitoral
Por Franceli Couto Jorge

A Comissão Pró-Consulta Geral (CPC-G) divulgou, na segunda-feira, 18, o resultado final da Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidatos ao cargo de reitor/a da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com 30,56% dos votos, a Chapa 3 - Unipampa pra toda gente, representada pelo professor Edward Frederico Castro Pessano para reitor e pela professora Francéli Brizolla para vice-reitora, foi a mais votada. Em segundo lugar ficou a Chapa 1 - RenovAção, composta pelos professores Alexandre Vicentine Xavier e José Waldomiro Jiménez Rojas, candidatos, respectivamente, a reitor e a vice-reitor da Unipampa, que obtiveram 28,96% dos votos. Em terceiro lugar, com 17,23% dos votos, ficou a Chapa 2 - Unipampa Corações e Mentes, formada pela professora Shirley Grazieli da Silva Nascimento, candidata à reitora, e pelo professor João Pablo Silva da Silva, candidato a vice-reitor.

Diferente das edições anteriores, a votação ocorreu de forma on-line, por meio do Sistema Helios Voting, no último dia 12 de setembro. A apuração aconteceu na Reitoria, em Bagé, e foi transmitida pelo canal da Unipampa no YouTube. A contagem dos votos foi realizada por campus e por categoria, seguindo a ordem alfabética das Unidades Universitárias. Com apenas 124 votos de diferença entre as duas chapas mais votadas, de um total de 6.763 votos, o resultado somente foi definido após a apuração da urna do Campus Uruguaiana, que teve grande participação da comunidade acadêmica, especialmente dos discentes, que somaram entre as três chapas, votos em branco e nulos 1.406 votantes.

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa conversou com os integrantes das três chapas após o resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica. Os professores Edward e Francéli comentam sobre sua participação no pleito, as expectativas e os planos para gestão da Unipampa. O professor Alexandre, candidato a reitor pela Chapa 1 - RenovAção também falou sobre as vivências dos 75 dias  de campanha e desejou aos futuros dirigentes da Universidade uma gestão dialogada e de valorização de sua comunidade acadêmica. A professora Shirley Nascimento, candidata à reitora pela Chapa 2 - Unipampa Corações e Mentes, relatou o que ouviu da comunidade acadêmica, seus anseios e, também, desejou uma gestão próspera à chapa vencedora.

 

Diálogo é a aposta da gestão de Edward Pessano e Francéli Brizolla

Em conversa com a ACS, os professores Edward Pessano e Francéli Brizolla refletem sobre o que acreditam ter sido o diferencial do programa de gestão e da campanha realizada pela Chapa 3 - Unipampa pra toda gente para alcançarem a vitória no pleito. “Temos certeza de que esse voto de confiança, tanto dos servidores/as e dos/as discentes, em que obtivemos a maioria, quanto dos/as docentes, que também fizemos uma importantíssima votação, é reflexo do anseio por uma gestão que escute a comunidade acadêmica, que esteja disposta a dialogar para buscar soluções coletivas, que seja capaz de estabelecer um clima harmonioso novamente na Unipampa”, afirma Edward. Sua candidata a vice-reitora, Francéli, complementa: “ao mesmo tempo, o destaque para um plano de gestão factível, construído a partir do conhecimento da Unipampa, não só de uns anos para cá, mas de toda a história da nossa instituição. Entendendo as dores antigas, buscando resgatar soluções, entendendo os problemas que têm surgido nos últimos anos e buscando pensar que a Unipampa é de todas e todos e que o plano de gestão deve compreender a todas as pessoas”.

Em 75 dias de campanha, a dupla percorreu todos os campi e conversou com as três categorias para apresentar suas propostas e dialogar com a comunidade acadêmica. Nessas visitas, os futuros gestores puderam ter mais clareza sobre os desafios que enfrentarão. "Foi constante, por parte das pessoas das três categorias, a reclamação por diálogo, por serem ouvidos durante a gestão, durante a solução de problemas. Parece genérico, mas isso diz muito sobre o desafio que teremos daqui para frente, a Francéli e eu, de buscar aproximar a nossa gestão das unidades acadêmicas, aproximar de cada setor, da mesma forma que fizemos durante esses 75 dias de campanha", conta o futuro reitor. Segundo Edward, "essa campanha nos trouxe um panorama do tamanho da responsabilidade de gestão e agora temos que estar à altura para honrar cada voto de confiança que recebemos”.

Professor Edward Pessano e Francéli Brizolla da Chapa 3 - Unipampa pra toda gente

Como gestão eleita pela comunidade acadêmica, Edward e Francéli, apontam como primeira ação a busca por uma construção coletiva. "Começaremos pelo diálogo com as unidades acadêmicas, com os setores da Reitoria, com os gestores da Unipampa, para que o nosso plano de ação esteja alinhado aos anseios de quem depositou seu voto na gente e também alinhado com a realidade administrativa, financeira e normativa da nossa Instituição. Diálogo esse que vai ser importante, também, para montar a equipe de trabalho que vai enfrentar esse desafio com a gente”, pondera Edward.

A professora Francéli faz um convite especial para a comunidade da Unipampa: “queremos fazer um chamamento à toda comunidade acadêmica, para estarmos juntos e juntas, unidos e unidas, com diálogo e transparência nas ações, visando o fortalecimento da nossa Universidade, a qual é tão importante na vida das pessoas e da nossa grande região, colaborando com o desenvolvimento social, cultural e econômico, além da formação profissional". Por fim, a docente afirma: "estamos confiantes que o Consuni se manifestará conforme o desejo da comunidade acadêmica e nosso nome será referendado. E deixamos novamente nosso grande e fraterno abraço e nosso muito obrigada a cada um e cada uma”.

 

Alexandre Xavier, da Chapa RenovAção, enfatiza a necessidade de diálogo da próxima gestão com os campi e valorização da comunidade acadêmica

A Chapa RenovAção, composta pelos professores Alexandre Vicentine Xavier e José Waldomiro Jiménez Rojas, recebeu uma votação bastante expressiva e ficou em segundo lugar na Consulta à Comunidade Acadêmica. Diretores do Campus Santana do Livramento e do Campus Caçapava do Sul, respectivamente, os docentes também percorreram todas as Unidades Universitárias e puderam conhecer mais sobre a Unipampa e os seus desafios. 

Conforme o professor Alexandre, o período de campanha oportunizou vivências únicas. "Poucas pessoas têm essa oportunidade da vivência nas dez unidades e reitoria, de poder caminhar por elas, visitar os setores. Foi uma experiência fantástica que eu vivenciei nesses 75 dias de campanha". O docente destaca ainda o sentimento de gratião pelo contato com os colegas servidores e com os alunos.

Para 2.420 pessoas, a Chapa 1 - RenovAção foi a escolhida para representá-las. O professor Alexandre Xavier acredita que houve muita identificação das pessoas com as propostas apresentadas pela sua chapa. "Foi um plano de gestão que foi construído com a participação dos três segmentos: docentes, técnico-administrativos em educação e discentes, que muitos se identificaram com a nossa proposta, muitos contribuíram para a construção dessa proposta, de forma direta ou indireta", afirma o diretor do Campus Santana do Livramento. O docente destaca ainda que "ela foi aprimorada ao longo desse processo e, futuramente, pode ser apresentada novamente, à disposição da comunidade acadêmica".

Alexandre deseja que a próxima gestão seja aberta ao diálogo e que valorize servidores e estudantes. "Considerando que o projeto que foi escolhido pela comunidade acadêmica foi o da Chapa 3, do professor Edward e da professora Francéli, eu desejo que os próximos quatro anos sejam de uma gestão que dialogue com a comunidade acadêmica, que dialogue com as unidades acadêmicas, que escute os seus servidores e que valorize os seus servidores". Por fim, o docente conclui: "o meu desejo é que se faça uma gestão dialogada, uma gestão coletiva, uma gestão que valorize os servidores, que valorize os alunos e que seja realmente uma gestão que pense a universidade em sua multicampia".

 

Shirley Nascimento, da Chapa Unipampa Corações e Mentes, reverbera os anseios ouvidos da comunidade acadêmica: "gestão mais presente e participativa"

A professora Shirley Nascimento, candidata à reitora pela Chapa 2 - Unipampa Corações e Mentes, conta sobre as impressões que teve durante as visitas às unidades acadêmicas e sobre os anseios da comunidade acadêmica. Ao seu lado esteve o professor João Pablo Silva da Silva, atual coordenador acadêmico do Campus Alegrete e seu candidato a vice-reitor.

Segundo a docente, a comunidade acadêmica, nas três categorias, deseja uma gestão mais presente e mais participativa. "As unidades querem ser ouvidas, querem participar ativamente na busca das soluções para as demandas da Instituição", esclarece.  "Por parte dos alunos, o sentimento recorrente em todas as unidades é de que eles precisam ter condições de permanência. A gente tem dado acesso, mas não estamos dando condições de permanência, não temos as moradias estudantis concluídas em condições de habitação", conta. Além disso, ela comenta sobre os auxílios pagos, que não são suficientes para atender as demandas dos alunos.

Aos 1.701 votantes que depositaram sua confiança na Chapa 2, a professora Shirley agradece. "Agradecemos imensamente a todos que se doaram com seus corações e mentes por esse projeto de universidade. O nosso sentimento é de agradecimento e de vitória porque era um projeto colaborativo, que foi pensado pela base da universidade e essas pessoas estiveram juntas o tempo todo, lutando para que esse projeto pudesse ser o vencedor e o que guiaria a universidade", declara. 

Para a chapa vencedora, Shirley deseja uma excelente gestão na Unipampa. "Desejo que possa atender os anseios da nossa comunidade acadêmica, impulsionar a Unipampa, lutar que ela se consolide tanto em termos de estrutura física quanto pedagógica", diz a professora. Shirley encerra enfatizando "que nossos alunos e nossos servidores fiquem na Unipampa e sintam-se pertencidos, sintam-se acolhidos. Nosso sentimento é de que a chapa vencedora possa prosperar e fazer um excelente trabalho ao longo dos próximos quatro anos".
 

Tags: Gestão