Início > Seminarios de divulgacao de pesquisa serao realizados em cacapava do sul
Data de publicação 14/05/2015 - 14:07 Data de atualização: 14/05/2015 - 14:09

Seminários de Divulgação de Pesquisa serão realizados em Caçapava do Sul

As ações visam aproximar a produção científica da sociedade
Por Franceli Couto Jorge

Visando divulgar a ciência produzida na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza-se no Campus Caçapava do Sul, uma série de Seminários de Divulgação de Pesquisa. A necessidade de debater estes assuntos deve-se a recente expansão universitária nas regiões do interior do Brasil. Os seminários ocorrem às 14h, no auditório do Campus Caçapava do Sul, a partir do dia 27 de maio. A programação estende-se até dia 22 de julho.

O tema do primeiro seminário é “Mulheres na Ciência” e será apresentado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Barbosa, que possui extensa carreira como pesquisadora. Márcia irá falar sobre a questão de gênero na ciência e as dificuldades encontradas pelas mulheres nesta carreira.

Atualmente, a palestrante é diretora do Instituto de Física da UFRGS, membro dos conselhos Nacional de Ciência e Tecnologia, Sociedade Brasileira de Física e Sociedade Americana de Física, além de membro permanente da Academia Brasileira de Ciências. Márcia já ganhou prêmios pelo trabalho que desenvolve. Em 2009, a professora recebeu a Medalha Niccholson, da Sociedade Americana de Física, pelo trabalho na questão de gênero na Física. Em 2013, ganhou o Prêmio L'Óreal Unesco pela pesquisa desenvolvida sobre a água e suas anomalias.

Os Seminários de Divulgação de Pesquisa serão ministrados por professores do Campus Caçapava do Sul e de outras instituições. O evento é voltado tanto à comunidade acadêmica como à comunidade externa. “Esperamos que a população venha e aproveite para aprender e conhecer um pouco mais sobre Ciência e sobre o trabalho científico feito em nossa cidade”, diz o professor José Rafael Bordin.

Em Caçapava do Sul, através da Unipampa, muitas ações de ensino e extensão têm aproximado comunidade acadêmica da comunidade local, com projetos como Feira de Ciências e Novos Talentos. No entanto, Bordin explica que a Universidade não é somente divulgadora de saberes, mas, também, uma geradora de novos conhecimentos. “Esta geração ocorre através da pesquisa científica”, afirma.

Bordin salienta que uma das características da Unipampa é que os cursos são voltados à região onde foram implantados. Portanto, o que é produzido na Universidade está diretamente ligado à vida da população.

Confira o cronograma dos Seminários de Divulgação de Pesquisa

27/05/2015 - Mulheres na Ciência - Profª. Dr.ª Marcia Barbosa (UFRGS);

03/06/2015 - Estudo de bacias sedimentares para a compreensão da evolução tectônica e paleogeográfica dos continentes e oceanos - Prof. Dr. Felipe Guadagnin (Unipampa);

24/06/2015 - Neurociência computacional: como a física pode nos ajudar a explicar o funcionamento do cérebro - Prof. Dr. Everton Agnes (Unipampa);

01/07/2015 - Espectroscopia de reflectância como ferramenta para o planejamento da lavra e controle de processo do caolim - Prof. Dr. Ítalo Gomes Gonçalvez (Unipampa);

08/07/2015 - Utilizando as anomalias da água em nosso benefício – aplicações à purificação e captação da água - Prof. Dr. José Rafael Bordin (Unipampa);

15/07/2015 - Revisão de dados geofísicos e geológicos aplicados a Prospecção Mineral na região de Lavras do Sul (RS): contribuições e perspectivas - Prof. Dr. Mario Jesus Tomas Rosales (Unipampa);

22/07/2015 - Metodologia para valorizar concretos reciclados - Prof. Dr. Régis Paranhos (Unipampa).

Tags: Pesquisa