Início > Unipampa ofertara mestrado profissional para servidores
Data de publicação 20/02/2024 - 18:21 Data de atualização: 20/02/2024 - 18:34

Unipampa ofertará mestrado profissional para servidores

O curso é gratuito e semipresencial
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi aprovada no Edital nº 17/2023, que propôs a expansão da rede de instituições associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). A pós-graduação é ofertada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sob coordenação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O curso é gratuito e semipresencial, com duração mínima de 12 e máxima de 24 meses. A oportunidade também poderá ser oportunizada para demais órgãos públicos e prefeituras, além de órgãos estaduais e federais com atuação na região de atuação da Unipampa.

O resultado permitirá a oferta do curso de pós-graduação para servidores dos dez campi da Instituição, o que fortalece a política de interiorização e de qualificação de pessoas da Instituição de ensino. O pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppi), Fábio Leivas, explicou que a Unipampa acompanha o processo para aprovação no Edital desde o início de 2023, momento em que manifestou interesse em integrar a Profiap. O curso visa capacitar servidores das instituições de ensino superior através da área de atuação em Administração Pública e de duas linhas de pesquisa: 1) Políticas Públicas; 2) Administração Pública e Organizações.

Conforme o pró-reitor, o Campus Santana do Livramento, que possui o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), teve o grupo de docentes com características de aderência ao projeto. A Proppi, com a coordenação do servidor Domingos Aymone e apoio dos professores interessados, elaborou a proposta. Para Leivas, “este curso representa mais uma grande oportunidade da Unipampa cumprir sua missão, ofertando uma pós-graduação aos servidores com foco em Administração Pública, inclusive buscando soluções para problemas da Instituição”, conclui.

A proposta do mestrado profissional também integra o atual Plano de Gestão (2024 a 2027) da Universidade. O reitor da Unipampa, Edward Pessano, destacou que a oferta de pós-graduação voltada aos servidores nos campi tem sido um esforço institucional: “esta demanda foi requisitada a mim e à vice-reitora, Franceli Brizolla, ao longo da campanha eleitoral em 2023. É uma conquista importante, pois fortalece o compromisso da Unipampa com a interiorização da educação e com a qualificação dos servidores públicos”, comemorou.

Para ficar informado sobre o lançamento do edital de seleção de 2024 e outras informações, como datas e números de vagas, acompanhe o site oficial da Universidade e a Unipampa Oficial no Instagram.