Início > Unipampa realiza ato em comemoracao aos 15 anos da instalacao do campus cacapava do sul com
Data de publicação 17/09/2021 - 16:31 Data de atualização: 17/09/2021 - 16:31

Unipampa realiza ato em comemoração aos 15 anos da instalação do Campus Caçapava do Sul com instalação de usina fotovoltaica e homenagem

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza neste sábado, 18, atos em comemoração aos 15 anos da implantação do Campus Caçapava do Sul. Serão realizados, na ocasião, o ato de instalação da Usina Fotovoltaica da Unidade e o descerramento da placa homenagem à professora Daniela de Rosso Tolfo a qual nomeará o prédio acadêmico-administrativo. A cerimônia ocorrerá em formato híbrido, com participação presencial do reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, e do diretor do Campus Caçapava do Sul, José Waldomiro Rojas, e transmissão a toda a comunidade acadêmica via Facebook, a partir das 10h.

A Usina Fotovoltaica para geração própria de energia elétrica, cuja instalação será celebrada no ato deste sábado, é proveniente de recurso específico de apoio à eficiência energética recebido pela Unipampa no final de 2019, o qual  tinha por objetivo a aquisição de módulos de  microgeração  de energia elétrica empregando o sistema fotovoltaico para a Universidade. A medida visa a economicidade, práticas acadêmicas e a possibilidade de desenvolvimento tecnológico. A instalação também se justifica pelos compromissos sustentáveis externados pela comunidade acadêmica por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unipampa. Estima-se que a economia gerada pelo sistema de microgeração instalado no Campus será de entre 10% e 20% dos custos médios com energia elétrica.

A ocasião também marcará a homenagem póstuma à professora Daniela de Rosso Tolfo, com descerramento da placa que dará seu nome ao prédio acadêmico-administrativo , e cujo ato terá participação da família da docente.

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniela ingressou na Unipampa em 2015 para compor o quadro docente do campus Caçapava do Sul. Atuou nos cursos de graduação do campus e no mestrado profissional em matemática, além de colaborar e desenvolver inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão. Participou de forma relevante e engajada no projeto feira de ciências, contribuindo significativamente desde a concepção do projeto, organização dos eventos, divulgação e avaliação dos trabalhos. Conforme homenagem prestada à docente em outra ocasião pelo campus, Daniela participou de todas as etapas e deixou uma trajetória impecável pela sua dedicação e carisma, características que sobressaíam em todas suas ações.

convite da inauguração, com logo da unipampa e informações sobre o evento

Tags: Gestão