Início > Unipampa recebe xxv encontro dos grupos pet da regiao sul
Data de publicação 25/09/2023 - 13:13 Data de atualização: 25/09/2023 - 13:15

Unipampa recebe XXV Encontro dos Grupos PET da Região Sul

Por Franceli Couto Jorge

Na última semana, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou o XXV Encontro dos Grupos PET da Região Sul (SULPET). O evento, que reuniu os Programas de Educação Tutorial (PET) dos estados do Paraná, Santana Cataria e Rio Grande do Sul, ocorreu entre os dias 22 e 23 de setembro, na modalidade on-line, com organização no Campus Bagé. Nesta edição, a temática que orientou as discussões foi “Programa de Educação Tutorial: repercussões na prática profissional”, a fim de refletir sobre as contribuições que os Programas têm trazido à formação profissional dos seus egressos.

O evento contou com palestra, mesa redonda, oficinas, minicursos, grupos de discussão e de apresentação de trabalhos. O XXV SULPET contou com cerca de 60 trabalhos aprovados. As apresentações ocorreram em salas virtuais no Google Meet. No último dia de atividades, foram realizados o encontro de tutores, discentes e interlocutores e a plenária final.

Solenidade de abertura e transmissão do evento

A solenidade de abertura ocorreu na manhã do dia 22 de setembro, de modo presencial no auditório do Campus Bagé, e com transmissão ao vivo pelo canal do evento, no YouTube. Em sua fala, o vice-reitor, Marcus Querol, afirmou que o sonho da academia é que cada curso possa ter um Grupo PET, pois é imensurável a formação de um aluno petiano.

Solenidade de abertura do XXV Encontro dos Grupos PET da Região Sul - Foto: Divulgação

Para o coordenador do XXV SULPET, professor Estevãn de Oliveira, “a missão enquanto organizadores do evento é coberta de desafios e de grandes responsabilidades em proporcionar um momento para as trocas de saberes, vivências e diálogos, alicerçados pela tríade universitária”. Além disso, o docente destacou “a busca incessante pela manutenção do Programa de Educação Tutorial nas universidades, zelando por suas diretrizes de formação acadêmica, humanista, cidadã, integradora do ensino público e da geração de profissionais voltados à construção da sociedade consolidada nos direitos humanos e sociais”.

A cerimônia contou com a participação do vice-reitor da Unipampa, Marcus Querol; da pró-reitora de Graduação, Claudete Martins; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes; da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ana Paula Ziotti; do diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica; do coordenador acadêmico do Campus Bagé, Fernando Junges; do coordenador de Processos Acadêmicos/interlocutor adjunto do PET Unipampa, Bruno Martinato; do coordenador do XXV SULPET, Estevãn de Oliveira; e da discente Aline Reinhardt da Silveira (PET Letras/Bagé) e do discente João Bernardez (PET Engenharias), representando os 13 grupos PET da Unipampa.

Tags: Graduação