Início > Consulta Comunidade Academica Tire Todas Suas Duvidas Antes de Votar
Data de publicação 26/08/2019 - 16:22 Atualizado em: 26/08/2019 - 16:22 500 visualizações

Consulta à Comunidade Acadêmica: Tire todas as suas dúvidas antes de votar

Por Franceli Couto Jorge

Na próxima quarta-feira, 28, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vai às urnas para escolher o(a) candidato(a) que deseja para o cargo de reitor(a) da instituição. A votação ocorre das 9h às 21h de forma ininterrupta nas dez unidades universitárias e reitoria. Confira, a seguir, os locais das seções de votação:

Campus Alegrete – Hall do prédio administrativo;

Campus Bagé – Sala 2103;

Campus Caçapava do Sul – Hall de entrada;

Campus Dom Pedrito – Saguão principal do campus;

Campus Itaqui – Sala 1102 (Hall de entrada do prédio administrativo);

Campus Jaguarão – Saguão de entrada do prédio 1;

Campus Santana do Livramento – Sala do Nina (antigo laboratório 1);

Campus São Borja – Sala 2106;

Campus São Gabriel – Hall de entrada do campus;

Campus Uruguaiana – Auditório do Prédio 700;

Reitoria – Saguão do prédio 1 da Reitoria.

Docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e discentes têm direito a um único voto, que é facultativo. No caso de votante que se enquadre em mais de uma categoria, prevalece aquela com mais tempo de registro na instituição. Por exemplo: Se você é técnico-administrativo em educação na instituição desde 2015 e ingressou em um Programa de Pós-Graduação da Unipampa em 2018, você se enquadra em duas categorias: TAE e discente, no entanto, somente poderá votar como técnico-administrativo em educação, que é o registro com mais tempo na universidade.

Se seu nome está na lista de aptos a votar, é necessário dirigir-se à seção com um dos seguintes documentos: carteira de identidade; carteira nacional de habilitação; identidade funcional da Unipampa ou carteira de identidade profissional; passaporte; carteira de trabalho; certificado de reservista; registro nacional de estrangeiro ou documento nacional do estudante. Veja no infográfico como se dará o processo de votação:

Infográfico sobre a Consulta à Comunidade Acadêmica

A apuração dos votos iniciará logo após o encerramento da Consulta e se estenderá, sem interrupção, até sua conclusão. O resultado da votação será constituído pelos votos de cada categoria, que são apurados separadamente. Docentes, técnico-administrativos em educação e discentes possuem o voto com peso igual, ou seja, 1/3 por categoria. Entenda como será a apuração:

Entenda como funciona o voto paritário

A lista tríplice será formada pelos três candidatos que tiverem maior porcentagem de votos válidos na Consulta. Caso haja empate, isto é, quando os índices de classificação dos candidatos forem iguais até a décima casa depois da vírgula do índice percentual, terá precedência a candidatura com o(a) candidato(a) a reitor(a) mais antigo(a) na Unipampa e, persistindo o empate, o(a) mais antigo(a) no serviço público federal.