Início > 1a semana academica integrada de aquicultura
1ª Semana Acadêmica Integrada de Aquicultura
Data de publicação 14/10/2022 - 20:47 Atualizado em 14/10/2022 - 20:53
Por Tatiana de Oliveira Petry

Com a temática “Oportunidades e Desafios: novas perspectivas da aquicultura”, a 1ª Semana Acadêmica Integrada de Aquicultura ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro de 2022. As palestras ocorreram no Salão de Atos da Unipampa/Campus Uruguaiana. Também foi ofertado um minicurso.

No dia 06, as palestras foram “Atuação profissional – Egressos de Tecnologia em Aquicultura” e “Desafios da psicultura de água doce para a próxima década”.

Na primeira palestra, Andressa Tellechea Rodrigues, formada em Tecnologia em Aquicultura pela Unipampa, doutoranda em Aquicultura no Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente professora substituta no Campus Uruguaiana da Unipampa, referiu possibilidades do formado em aquicultura no setor privado e no setor público. No segmento privado mencionou empresas de produção, indústrias de processamento, assistência técnica e empreendedorismo. No setor público, destacou trabalho em universidades públicas, institutos federais, secretarias estaduais/municipais, institutos de pesquisa e ambientais, órgãos que atuam em assistência técnica, fiscalizações e interdições nas unidades de produção e cultivo. Elencou requisitos geralmente presentes em processos seletivos para programas de pós-graduação e possibilidades na carreira acadêmica. Finalizando, apresentou depoimentos de egressos do curso de Tecnologia em Aquicultura da Unipampa, com relatos de atuação em fiscalizações e gestão de recursos hídricos, atuação em empresas de produção aquícola e seguimento de estudos em programas de pós-graduação com trabalhos voltados para diversas linhas de pesquisa, tais como: reprodução de peixes, ecotoxicologia, alimentação e nutrição de peixes, zoologia e genética de peixes.

A palestra seguinte foi realizada pelo Prof. Dr. Danilo Pedro Streit Junior, graduado em Oceanologia, com mestrado e doutorado em Zootecnia e atualmente professor no departamento de Zootecnia e nos programas de pós-graduação em Zootecnia e Veterinária da UFRGS. Trouxe na sua apresentação os desafios referentes ao atendimento do mercado consumidor quanto ao consumo de proteínas de origem animal e pescados.

No dia 07, no turno da manhã, foi ofertado o minicurso “Coleta de tecidos de peixes para estudos acadêmicos” para os participantes inscritos no mesmo. A zootecnista, técnica administrativa em educação na Unipampa, Dra. Alexandra Pretto, realizou a demonstração da coleta de sangue de peixes, separação do plasma, análise de proteína e glicose. Dissecação, detalhamento da morfologia interna e separação de órgãos de peixes.

No turno da tarde, houve a sequência de palestras: “Reprodução e qualidade da água na tilapicultura”, “Engenharia Genética na Aquicultura” e “Panorama da Tilapicultura no RS: manejo nutricional; manejo de inverno; sanidade”.

A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Ivanir José Coldebella, zootecnista, com mestrado e doutorado em Zootecnia, atualmente professor na UFSM/Campus Frederico Westphalen, com experiência em nutrição e criação de peixes. Destacou a importância do manejo reprodutivo e da qualidade da água.

A palestra seguinte foi ministrada pelo Prof. Dr. Luis Fernando Fernandes Marins, graduado em Oceanologia, com mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica, professor no Instituto de Ciências Biológicas e nos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Aquicultura na FURG. Dentre outros estudos apresentados, um deles discriminava o uso de probiótico antiviral visando a sanidade de camarões. O professor desenvolve pesquisas na área de engenharia genética e biotecnologia.

A última palestra do evento foi realizada por Márcio Luís Manfio, técnico em agropecuária e graduado em Ciências Biológicas, que atua em assessoria técnica em psicultura. Márcio destacou genética, qualidade de água, nutrição, manejo e sanidade como bases de sustentação da psicultura. Destacou que o sucesso na produção de peixes depende do manejo assertivo nas diferentes fases de produção. Apontou que a produção de tilápias no Rio Grande do Sul ainda é pequeno e que, atualmente, o Paraná é o estado brasileiro com a maior produção.

A Semana Acadêmica Integrada de Aquicultura foi organizada pelo Diretório Acadêmico de Aquicultura. O curso de graduação em Tecnologia de Aquicultura foi o primeiro curso ofertado na área de aquicultura no campus Uruguaiana da Unipampa. Atualmente é ofertado o curso de Engenharia de Aquicultura.

Nas imagens a seguir, alguns registros do evento.

Palestra de abertura - Atuação profissional – Egressos de Tecnologia em Aquicultura

Semana Acadêmica Integrada de Aquicultura

Palestra - Engenharia Genética na Aquicultura

Palestra - Panorama da Tilapicultura no RS: manejo nutricional; manejo de inverno; sanidade