Início > Campus uruguaiana promove conscientizacao sobre posse responsavel de animais
Data de publicação 27/05/2019 - 15:08 Atualizado em 27/05/2019 - 15:51 970 visualizações

Campus Uruguaiana promove conscientização sobre posse responsável de animais

Alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária da Unipampa realizam a 2ª Cãominhada - posse responsável
Por Milena Vançan

A 2ª Cãominhada - Posse Responsável deverá acontecer domingo, 02 de junho, com início às 16 horas, como ponto de concentração, o Serviço Social do Comércio (SESC), em Uruguaiana. O projeto foi criado em 2018, sob a coordenação da professora Claudete Izabel Funguetto, do curso de Medicina Veterinária, responsável pelo componente curricular Extensão Rural e Sociologia. O evento, que está em sua segunda edição, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre questões ambientais e de proteção animal, destacando a importância da posse responsável de animais domésticos, em especial os cães, de acordo com Claudete.

Com cerca de 50 participantes, a primeira edição aconteceu no ano passado, ao ser notada pelos alunos do curso a necessidade da integração com a comunidade local, aproximando a comunidade acadêmica da cidade onde está inserida. Além disso, projetos de extensão, como este, servem como experiência para os estudantes do curso, assim como, para a divulgação de informações básicas, através do diálogo entre alunos e tutores dos animais, sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter com o pet, conscientizando sobre a posse responsável.

De acordo com o aluno João Vitor de Souza, do 9º semestre de Medicina Veterinária, o caráter beneficente do evento, que também servirá como ponto de arrecadação de ração para os cães do Canil Municipal de Uruguaiana, dá abertura para o debate da problemática do abandono de cães (ausência de posse responsável) e cães sem donos na cidade.

As inscrições podem ser realizadas previamente nos locais parceiros como o SESC e a rede de fast-food Subway, sendo requisito a doação de um pacote de ração, por pessoa. Cada participante pode estar acompanhado por um ou dois cães, conduzidos em coleira e com focinheira, se necessário. Também poderão ser realizadas inscrições no dia do evento, no ponto de concentração, SESC, a partir das 15 horas. Um importante lembrete: levar água para o consumo do pet e saquinhos para recolher os dejetos.

O que é a posse responsável?

Para se tornar tutor de animais é necessário ter consciência da responsabilidade integral que o dono terá. Despesas financeiras e tempo para o animal são questões importantes para a posse responsável, afinal o animal deve ter conforto e estabilidade, mantendo sua integridade física e mental.

O abandono e maus-tratos de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/1998, mas segundo Claudete, a posse responsável de animais domésticos tem sua regulamentação legal recente, necessitando ainda de campanhas educativas para estimular a população a assimilar noções sobre a posse responsável de animais domésticos, para que haja diminuição do número de casos de abandono. A lei da posse responsável de cães, Substitutivo ao Projeto de Lei nº 121/1999, estabelece a disciplina legal para a propriedade, a posse, o transporte e a guarda responsável de cães, definindo os pilares da responsabilidade dos tutores pela manutenção de cães e gatos em condições adequadas, envolvendo as seguintes atitudes:

Higiene e prevenção de doenças:

É responsabilidade de cada um colaborar para uma cidade limpa e livre de doenças. Isso inclui recolher as fezes que seu animal deixa nas ruas, calçadas, áreas verdes e praças durante o passeio;

Condução segura e adequada:

Ao levar seu animal para passear, ele deve ser conduzido com coleira e guia. Os cães de comportamento agressivo devem também utilizar a focinheira. Colocar uma placa de identificação na coleira para que ele possa ser devolvido em caso de fuga ou perda;

Proteção e cuidados:

Não deixar seu cão solto na rua. Ele pode ser atropelado, causar acidentes ou ser atacado por outro animal. O tutor deve estar ciente de que se ele atacar pessoas ou outros animais responderá por isso.

A castração também é importante para controlar crias indesejadas e evitar animais abandonados nas ruas, além de prevenir doenças como câncer e tumores. Os cuidados com a saúde do animal devem incluir: vacinas contra doenças, remédios (vermífugos), boa alimentação e água, abrigo de sol e da chuva, banhos e, principalmente, carinho.

A Unipampa, Campus Uruguaiana, conta com outros projetos de extensão que envolvem a população local e a comunidade universitária como os projetos: Quatro Patas, Carroceiro e a Terapia Assistida por Animais como a Equoterapia e Adotacão.“É o momento onde há aproximação entre acadêmicos e comunidade, troca de informações, exposição de temas e transmissão de conhecimento de forma mais aplicável. Nesses momentos, é dada a oportunidade de avaliar se o conhecimento adquirido sobre o tema é suficiente, se o tema proposto é entendido como relevante para sociedade e quais os anseios e necessidades dessa comunidade”, ressalta o aluno Ney Luzardo Ulrich Neto, do 9º semestre, destacando a importância de projetos como estes na formação profissional dos estudantes de Medicina Veterinária.