Início > Gnap e gibd realizam pesquisa em parceria com escuela central de educacion fisica de toledo do
Data de publicação 17/05/2023 - 18:50 Atualizado em 17/05/2023 - 18:50 135 visualizações

GNAP e GIBD realizam pesquisa em parceria com a Escuela Central de Educación Física de Toledo, do Exército da Espanha

Por Sofia Viero Sorgetzt

Entre os dias 7 e 11 de maio, os estudantes de Doutorado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Andressa Lemes Lemos e Willian da Silva e o bolsista de pós-doutorado Álvaro Sosa Machado, egresso do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Bioquímica, estiveram na cidade de Toledo, na Espanha. Na viagem, foram realizadas coletas em parceria com o Grupo de Investigación en Biomecánica Deportiva (GIBD), da Universidade de Valência sob coordenação do professor Jose Ignacio Priego-Quesada e a Escuela Central de Educación Física de Toledo, representada pelo comandante Juan Godoy.

Os estudantes que participaram da viagem são vinculados ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). A parceria entre GNAP e GIBD completa uma década neste ano, e envolve colaboração remota e períodos de investigação com intercâmbio de estudantes em ambos os grupos de pesquisa. Nesse sentido, esse projeto é parte do plano de trabalho para o intercâmbio de seis meses de estudantes da Unipampa na UV, com bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo desse projeto é investigar como circuitos de treinamento militar combinados ou não com protocolos de indução de dano muscular afetam variáveis biomecânicas e fisiológicas que descrevem o desempenho muscular, assunto que interessa tanto ao planejamento da rotina militar quanto ao entendimento dos mecanismos de fadiga por parte dos pesquisadores envolvidos. Foram realizadas 124 medições em participantes militares ao longo de quatro dias, sendo o protocolo militar realizado em campo de treinamento e as avaliações biomecânicas realizadas nas instalações da Escuela Central de Educación Física. As coletas envolveram avaliações de desempenho no salto, medidas de termografia da pele, avaliação de dor muscular, medições da saturação de oxigênio a nível muscular e marcadores sanguíneos da fadiga.

Tags: Uruguaiana