Início > Mec divulga o periodo de inscricoes para o sisu 2024 e unipampa oferta 2228 vagas para o processo
Data de publicação 04/01/2024 - 14:42 Atualizado em 04/01/2024 - 14:42 1316 visualizações

MEC divulga o período de inscrições para o Sisu 2024 e Unipampa oferta 2.228 vagas para o processo seletivo

O Ministério da Educação (MEC) publicou as datas para o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os interessados devem se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está ofertando 2.228 vagas para o processo seletivo, distribuídas entre os 68 cursos da universidade que estarão disponíveis no Sisu 2024, de acordo com o Termo de Adesão.

Neste ano o programa terá somente uma etapa de inscrição, logo, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição. Mesmo assim, todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular devem realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de Redação, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024, também pelo Portal Único de Acesso.

Nova Lei de Cotas

Neste ano o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Portanto, todos os candidatos inscritos serão classificados com base no desempenho obtido no Enem, primeiramente na categoria de ampla concorrência. Após isso, segundo o MEC, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.

Todos os editais e informações sobre o Sisu 2024 e os demais processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação da Unipampa estão disponíveis no Portal do Ingresso.