Início > Pesquisa recebe premio em evento internacional de anatomia
Data de publicação 16/10/2015 - 16:46 Atualizado em 08/07/2018 - 01:12 940 visualizações

Pesquisa recebe prêmio em evento internacional de Anatomia

Estudo de anatomia comparada ficou com o primeiro lugar na categoria estudantil
Por helenonazario

Um animal silvestre mantido em zoológico fica doente. Uma pesquisa no campo da Medicina Veterinária precisa comparar sistemas entre espécies para definir similaridade e diferenças. As pesquisas na área de Anatomia fornecem saberes que ajudam nas soluções desses dois casos, e muitos mais.

A produção científica da equipe de alunos e professores do projeto de pesquisa Estudos em Anatomia Comparada de Carnívoros Silvestres do Bioma Pampa recebeu destaque no LII Congreso Argentino de Anatomía - V Congreso Internacional de Anatomía, realizado em La Rioja, Argentina. O trabalho intitulado "Anatomia comparada de los músculos supinador y pronador de tres especies carnívoras silvestres" recebeu o primeiro lugar na modalidade "Foro de Estudiantes".

Os resultados do estudo foram apresentados pela aluna de graduação em Medicina Veterinária Manuela Fagundes Marinho da Silva, co-autora do artigo em conjunto com os alunos Wilson Viotto de Souza e Rita Magela Ferreira Almada, com orientação dos professores Paulo de Souza Junior e Amarílis Díaz de Carvalho. O trabalho “Descripción de las arterias coronarias en Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766)” foi também levado ao evento, na modalidade banner.

A foto mostra a aluna Manuela da Silva à esquerda, em pé, diante de uma escadaria para o prédio da universidade de Rioja, em um dia com sol e céu limpo

O congresso contou com pesquisas das áreas de Anatomia Humana e Animal a partir de dezenas de instituições da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Bolívia. Conforme o professor Paulo, o trabalho foi pré-selecionado para uma apresentação oral e depois contemplado com o prêmio de melhor na categoria "Foro de Estudiantes". Como parte do prêmio, o artigo será publicado no periódico científico Revista Argentina de Anatomía, da Asociación Argentina de Anatomía.

Saberes para curar e preservar

O projeto Estudos em Anatomia Comparada de Carnívoros Silvestres do Bioma Pampa é liderado pelo professor Paulo de Souza Júnior, do Campus Uruguaiana, e atua desde 2012 com a pesquisa na área da Anatomia, ciência básica que subsidia disciplinas como a Medicina Veterinária e a Zoologia. Com artigos publicados e participação em eventos científicos, o grupo de pesquisadores têm se esforçado para suprir com conhecimento uma lacuna do saber dessa área: a conformação corporal de diversas espécies de carnívoros existentes no bioma, o que inclui animais conhecidos popularmente como o cão-do-mato, ou graxaim, o gato-do-mato, o mão-pelada, ou guaxinim, entre outros.

Segundo o professor, estudar a anatomia desses animais abre a possibilidade de apoiar pesquisas em outros campos. Isso significa subsidiar a geração de procedimentos técnicos para curar e recuperar animais feridos ou doentes, por exemplo.

Um diferencial está na forma pela qual os espécimes para estudo são coletados. O projeto está autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a coletar cadáveres de animais nas rodovias. Assim, os pesquisadores evitam o sofrimento aos animais e a geração de impacto nas populações das espécies.

A partir dos cadáveres analisados no laboratório, os pesquisadores do Campus Unipampa trabalham para gerar saberes úteis para o bem-estar animal. O conhecimento obtido também é empregado pelos pesquisadores em um projeto de extensão voltado para explicar aos alunos das escolas as espécies animais presentes no Bioma Pampa.