Início > Professora da unipampa recebe premio para mulheres na ciencia de loreal e unesco
Data de publicação 27/10/2015 - 16:57 Atualizado em 08/07/2018 - 01:12 858 visualizações

Professora da Unipampa recebe prêmio “Para Mulheres na Ciência” de L’Oreal e Unesco

Cerimônia em 20 de outubro reuniu as sete vencedoras da premiação
Por Aline Reinhardt da Silveira

A pesquisadora e docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Daiana Ávila, esteve entre as sete vencedoras do Prêmio "Para Mulheres na Ciência", entregue em cerimônia realizada na noite da terça-feira, 20, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. A professora do Campus Uruguaiana e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica foi reconhecida por seu trabalho na área de Ciências da Vida.

Daiana Ávila, que também é coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa, lidera estudo para o desenvolvimento de nova terapia para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)  utilizando modelo alternativo Caenorhabditis elegans. Seu objetivo é desenvolver tratamentos alternativos capazes de atrasar a progressão da doença e causarerm menos efeitos colaterais que os promovidos pela medicação existente. Ela concorreu com mais de 400 trabalhos inscritos por pesquisadoras de todo o país e foi reconhecida entre as sete premiadas deste ano.

Para a pesquisadora, receber este prêmio tem muitos significados: “o principal é de que trabalhar com amor e muita dedicação vale a pena e que é possível ser reconhecida pelo que fazemos”, destaca Daiana. A professora faz questão de ressaltar que reconhecimentos como este demonstram um contexto de qualidade e bons resultados para a ciência na região. “[Ter o trabalho premiado] significa que apesar dos desafios, estamos fazendo ciência de qualidade no Pampa, e isso não se reflete apenas nesta premiação, mas em todas as conquistas que pesquisadores da Unipampa têm alcançado”.

O objetivo do programa promovido pela L’Oreal, Unesco e ABC é incentivar e reconhecer o trabalho de jovens pesquisadoras e colaborar para o equilíbrio dos gêneros no cenário científico nacional e internacional. “Este tipo de premiação valoriza e reconhece a importância das mulheres na ciência. Mostra que mulheres curiosas, talentosas, dedicadas e que amam fazer ciência devem persistir, pois há espaço para nós”, complementa Daiana Ávila.

Para Mulheres na Ciência

Desde 2006, a L’Oreal Brasil promove em parceria com a Unesco Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências, o Programa “Para Mulheres na Ciência”. O Programa tem como motivação a transformação do panorama da ciência no País, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico. Primeiro programa dedicado a mulheres cientistas no mundo, o L’Oréal-Unesco For Women in Science foi fundado em 1998, na firme convicção de que o mundo precisa de ciência e a ciência precisa de mulheres. Coforme o site da premiação, “é com este propósito que todos os anos o Programa identifica, recompensa, incentiva e coloca sob os holofotes excepcionais cientistas de todos os continentes”. A cada ano sete jovens pesquisadoras de diversas áreas de atuação são contempladas com uma bolsa-auxílio de 20 mil dólares.

Neste ano, além da professora Daiana Ávila, foram premiadas as pesquisadoras Alline Campos (USP), Elisa Brietzke (Unifesp), Tábita Hunemeier (USP), Cecília Salgado (UFRJ), Elisa Orth (UFPR) e Karin Menéndez–Delmestre (UFRJ).

Links relacionados:

Professora Unipampa é uma das sete vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência”

Site "Para Mulheres na Ciência"

Twitter "Para Mulheres na Ciência"