Início > Programa inova semicondutores da unipampa oferece curso de formacao projetistas de circuitos
Data de publicação 09/05/2024 - 11:30 Atualizado em 09/05/2024 - 11:30 16 visualizações

Programa Inova Semicondutores da Unipampa oferece curso de formação “Projetistas de Circuitos Integrados”

A capacitação será realizada no Campus Alegrete e as inscrições devem ser feitas até dia 13 de maio
Por 2110100929

O curso de formação “Projetistas de Circuitos Integrados - Sistemas de Sinais Mistos” será oferecido pelo grupo de pesquisa Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (Gama) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete. A formação é uma realização da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDI), Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), EnSilica do Brasil Ltda., Chipus Microeletrônica, Universidade do Rio do Vale dos Sinos (Unisinos) e Prefeitura Municipal de Alegrete. A capacitação terá duração de seis meses, com data prevista para início no mês de julho e finalização em setembro de 2024. 

Serão ofertadas 20 vagas e as aulas ocorrerão em regime presencial de segunda a sexta-feira no Campus Alegrete. Com o repasse de conhecimentos teóricos e práticos, o objetivo será a formação e qualificação dos participantes como mão de obra qualificada no setor de microeletrônica para atuar em design houses, ou seja, as casas com projetos de circuitos tecnológicos integrados, suprindo uma carência de profissionais qualificados no setor. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de maio no site do programa Inova Semicondutores.

Podem participar profissionais formados em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Energia, Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia de Sistemas Digitais. Também serão admitidas vagas a estudantes que tenham mais de 90% de algum dos cursos já concluído. Além disso, podem participar candidatos de qualquer universidade, do Brasil ou do exterior, que tenham nível de inglês intermediário, avançado ou fluente. Nesse caso, em situação de aprovação do participante, no momento da efetivação da matrícula, deve apresentar comprovante de proficiência em inglês equivalente ao nível B1, no mínimo, conforme definido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). O comprovante pode ser emitido por qualquer instituição habilitada.

O processo seletivo se dará em duas etapas e cada uma contará com peso de 50% para a classificação do candidato. A primeira etapa será a análise do currículo dos participantes, baseando-se na formação acadêmica e experiência na área de microeletrônica. Todas as atividades esclarecidas devem ser comprovadas mediante diploma, certificado ou atestado, além de constarem no Currículo Lattes, disponível na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 50 candidatos com maior pontuação passarão para a etapa seguinte. A segunda etapa classificatória será a aplicação de uma prova que testará os conhecimentos dos participantes. A avaliação terá duração de 1h e será realizada on-line. Informações como data, horário e o link para a sua execução serão informados posteriormente aos candidatos. 

A divulgação do resultado dos classificados na primeira etapa do processo seletivo será divulgada dia 24 de maio e a prova de conhecimentos será aplicada dia 31 de maio. O resultado dos vinte alunos classificados para participar do curso será disponibilizado dia 07 de junho. A data prevista para o início das aulas é dia 1º de julho. Mais informações podem ser conferidas no site do programa Inova Semicondutores

SOBRE OS CONHECIMENTOS APLICADOS NO CURSO

Durante o período do curso de formação, os participantes terão direito a receber uma bolsa no valor de R$ 4.000. As aulas serão ministradas por professores doutores especialistas na área e por profissionais experientes atuantes em design houses. Há possibilidade de aproveitamento do conteúdo cursado como créditos no mestrado em Engenharia Elétrica da Unipampa. 

Durante o curso, estão previstas aulas práticas e teóricas sobre projeto de circuitos integrados de sinais mistos analógico-digitais, com utilização de ferramentas profissionais de projeto. Também serão realizados treinamentos individuais dos alunos dentro das empresas parceiras, além de visitas técnicas aos ambientes de inovação localizados no Rio Grande do Sul. 

Já na etapa final do curso, será realizado um Workshop para a apresentação dos resultados, juntamente com um job fair (em tradução literal, “feira de emprego”) para integração com as empresas do setor. Uma formação complementar em empreendedorismo e inovação também será oferecida aos estudantes. Mais informações podem ser conferidas no site do programa Inova Semicondutores.