Início > Terceira turma graduada em medicina primeira uruguaianense formada medica pela unipampa
Terceira turma graduada em medicina, primeira uruguaianense formada médica pela Unipampa
Data de publicação 20/06/2023 - 14:20 Atualizado em 20/06/2023 - 14:21
Por Tatiana de Oliveira Petry

Na terceira turma graduada em medicina pela Unipampa, aconteceu a primeira colação de grau de acadêmica natural de Uruguaiana. A egressa é Bibiana Alves, que colou grau em cerimônia interna, no dia 26/05/2023, no Salão de Atos da instituição.

Já no dia 27/05/2023, ocorreu a cerimônia de colação de grau externa, na qual a diretora do campus Uruguaiana, profa. Cheila Denise Ottonelli Stopiglia, apontou que a cerimônia reunia parte dos formandos e formandas em medicina pela Unipampa referente ao segundo semestre de 2022. Conforme explicitado, alguns formandos optaram pela cerimônia interna, realizada no Salão de Atos do campus Uruguaiana em 26/05/2023 ou pela formatura em gabinete, em data anterior, por motivo de urgência na formatura, seja por proposta de emprego ou aprovação em concurso público.

No seu momento de fala, Stopiglia registrou que “o momento que estamos vivendo hoje existe porque tivemos alunos e alunas que estudaram muito, se dedicaram, abdicaram de horas de convívio familiar e tiveram muita resiliência para superar todos os obstáculos de uma graduação de um curso em fase de implantação e ainda mais em um período de pandemia”.

Destacou ainda que “a implantação de um curso como a medicina impõe desafios diários, ainda mais em meio a uma pandemia, mas cada um desses desafios foi encarado com coragem e dedicação pelos nossos servidores, coordenadores e gestores. Meu reconhecimento a todos e a todas que trabalharam neste processo, desde a luta para a implantação do curso, a seleção de profissionais qualificados, as compras dos equipamentos necessários, a seleção dos alunos, e a todo serviço indispensável para o andamento da universidade dentro das ações acadêmicas e administrativas”. “Nosso agradecimento também aos que nos antecederam e aos nossos parceiros sem os quais não teríamos o mesmo êxito, como a Prefeitura de Uruguaiana, Secretaria Municipal de Saúde deste município, Hospital Santa Casa de Uruguaiana, Hospital Ivan Goulart de São Borja, Exército Brasileiro e a Receita Federal, além de muitas outras entidades e lideranças”.

Stopiglia, pontuou também que “hoje temos no campus Uruguaiana, o maior centro de simulação de habilidades médicas do sul do Brasil. Um laboratório que contém manequins de diferentes níveis de complexidade, capazes de simular condições de atendimento em saúde e preparar os alunos e alunas para o atendimento ao paciente”.
Além disso, “os alunos e alunas das fases finais dos cursos da área de saúde da Unipampa realizam cerca de 30000 atendimentos de saúde por mês no município, supervisionados por seus professores, preceptores ou técnicos da instituição”. E, assim, “a Unipampa cumpre com sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional através do ensino público, gratuito e de qualidade”.

Como ação de continuidade na consolidação do curso de medicina da Unipampa, Stopiglia registra “a construção dos projetos pedagógicos dos programas de residência médica que estão em fase de avaliação nas instâncias e devem ser implantados no próximo ano”. Além disso, há trabalho iniciado em busca de uma clínica escola e de um hospital universitário.

Nas imagens a seguir, registro das cerimônias interna e externa de colação de grau da terceira turma de medicina da Unipampa e da primeira uruguaianense formada em medicina pela Unipampa.

27/05/2023 - Colação de grau externa

26/05/2023 - Colação de grau interna