Início > Unipampa abre processo seletivo especifico para indigenas aldeados e moradores das comunidades
Data de publicação 29/12/2023 - 16:46 Atualizado em 29/12/2023 - 16:46 264 visualizações

Unipampa abre processo seletivo específico para indígenas aldeados e moradores das comunidades remanescentes de quilombos

Por Franceli Couto Jorge

As oportunidades para iniciar, em 2024, uma graduação na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) não param. Nesta sexta-feira, 29, a Unipampa divulgou um novo processo seletivo, que é específico para indígenas aldeados e moradores das comunidades remanescentes de quilombos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, pela internet, até o dia 26 de janeiro de 2024. No momento da inscrição, além do preenchimento de formulário on-line e envio da documentação exigida no Edital nº 512/2023, também é necessário anexar o memorial de trajetória pessoal.

Será aceita uma única inscrição por pessoa. No caso de mais de uma, será considerada somente a mais recente. Cada participante do processo seletivo deverá escolher até dois cursos em ordem de preferência e prioridade, ou seja, sua primeira e segunda opção. Há vagas para os dez campi da Instituição, distribuídas entre 65 cursos de graduação totalmente gratuitos. Ao todo, serão 20 vagas, contemplando os dez primeiros colocados para o grupo de indígenas aldeados e os dez primeiros colocados para o grupo de moradores das comunidades remanescentes de quilombos.

A Unipampa possui campus nos municípios de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Alguns cursos ofertam mais de uma vaga por grupo, ou seja, para indígenas aldeados e para moradores das comunidades remanescentes de quilombos.

Requisitos para participar da seleção

Para participar do processo seletivo específico é necessário ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública; ter concluído, até a data da matrícula (caso aprovado), os estudos relativos ao ensino médio ou equivalente e apresentar comprovação no ato da matrícula; não possuir curso superior; não ter cursado e concluído nenhuma graduação; e autodeclarar-se e comprovar sua condição de indígena aldeado ou morador de comunidades remanescentes de quilombos.

Processo seletivo terá aplicação de prova de redação

A seleção dos/as candidatos/as será feita por meio de aplicação de prova de redação, de forma remota, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2024, e da avaliação do memorial de trajetória pessoal, este último irá considerar: vivências na aldeia e/ou quilombo; trajetória escolar, dificuldades encontradas na sua trajetória escolar em razão de sua origem e expectativa em relação ao curso escolhido. A prova, com duração de até duas horas, ocorrerá em uma sala virtual com a utilização da ferramenta Google Meet e os/as concorrentes às vagas deverão permanecer com a câmera ligada e aberta durante todo o tempo. Os critérios para avaliação das provas são: atendimento ao tema; progressão temática; predomínio da tipologia dissertativa e adequação à norma culta do português brasileiro.

Cada pessoa inscrita deve ficar atenta  aos procedimentos para a prova de redação, tais como a consulta ao endereço da sala meet onde realizará a prova e entrar na sala virtual no horário divulgado. Para realizar a prova, o/a candidato/a deverá apresentar ao fiscal de sala o documento de identificação com foto atualizado.

Os candidatos e as candidatas deverão permanecer em silêncio durante a realização da prova, não sendo permitido se comunicar com outras pessoas, estando sujeitos à desclassificação em caso de duas advertências do fiscal da sala. Também não é permitido se desconectar ou sair do recinto onde está realizando a prova, estando sujeito/a à desclassificação em caso de duas advertências do fiscal da sala. Após finalizada a prova, o/a candidato/a deverá enviar o arquivo em formato PDF no Sistema Guri de Matrícula Condicional, disponível no endereço https://matriculacondicional.unipampa.edu.br/.

Todas as informações sobre a prova, bem como, sobre o processo seletivo específico como um todo - documentação, cronograma, anexos - estão disponíveis no Edital nº 512/2023.