Início > Unipampa colabora em mapeamento de praticas de promocao da alimentacao adequada e saudavel
Data de publicação 06/03/2024 - 21:28 Atualizado em 06/03/2024 - 21:28 48 visualizações

Unipampa colabora em mapeamento de Práticas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

Textos podem ser enviados por e-mail até dia 28 de março
Por 2110100929

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, divulga Chamada Pública para mapeamento de relatos de Práticas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS). Por meio de relatos de experiências, o mapeamento visa identificar, conhecer, sistematizar e divulgar práticas de trabalho, experiências e tecnologias de extensão rural que valorizem e fortaleçam a promoção da alimentação adequada e saudável. Será aceito um relato por autor, com limitação de até nove coautores. A inscrição para submissão dos textos será realizada via preenchimento de formulário até às 23h59 do dia 28 de março. O resultado das avaliações será encaminhado pela comissão via e-mail informado no ato de inscrição.

Podem participar, na condição de proponentes, os seguintes interessados: gestores públicos, integrantes, coletivos ou de organizações da sociedade civil, integrantes de grupos de extensão ou pesquisa em universidades e comunidades de povos tradicionais. Todos os participantes precisam ser vinculados a prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Serão consideradas apenas organizações regularmente cadastradas na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Os participantes devem possuir vínculo trabalhista como prestadora na ATER, com comprovação mediante apresentação de documentos. As documentações, etapas seletivas e cronograma podem ser conferidos na Chamada Pública. Demais dúvidas sobre a inscrição devem ser sanadas pelo e-mail guiaalimentarnaater@gmail.com

O relato de experiência deve abranger ao menos duas das seguintes temáticas, a ser escolhida pelos autores durante a inscrição: agroecologia, autoconsumo, comercialização cultura alimentar, diversificação, formação, habilidades culinárias, inclusão socioprodutiva, intersocialidade, plantas medicinais, politicas públicas, processamento, qualidade higiênico-sanitária e/ou saúde. Quem for selecionado terá seu texto publicado em livro digital e compartilhado em webconferências e/ou videoconferências educacionais.

O mapeamento de Práticas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável objetiva à promoção de projetos de extensão. A iniciativa é uma parceria da Unipampa, Campus Itaqui, com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), o Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Depros) e o Ministério da Saúde. Também conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).