Início > Auxilios do plano de permanencia recebem inscricoes ate dia 12 de abril
Data de Publicação 04/04/2016 - 16:27 Atualizado em 13/04/2016 - 08:57 5005 visualizações

Auxílios do Plano de Permanência recebem inscrições até dia 12 de abril

Os programas destinam-se aos discentes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Candidatos interessados em participar da seleção destinada ao Plano de Permanência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) têm até o dia 12 de abril para se inscrever. Voltado aos acadêmicos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em conformidade com a Resolução nº 84/2014, de 30 de outubro de 2014, o Plano de Permanência é composto pelos Programas de Alimentação Subsidiada; de Moradia Estudantil; de Apoio ao Transporte; de Apoio à Instalação Estudantil e de Auxílio-Creche.

Para inscrever-se, os estudantes devem preencher o formulário de inscrição específico, disponibilizado no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), imprimi-lo e entrega-lo em envelope lacrado e identificado com nome do aluno, curso e matrícula, juntamente com toda a documentação exigida para comprovação da situação socioeconômica, conforme Edital nº 29/2016. A documentação deve ser entregue nos locais e horários definidos para cada campus nos dias 11 e 12 de abril. Já o processo seletivo ocorre no período de 13 de abril a 25 de maio. A divulgação final dos resultados está prevista para 13 de junho.

Conheça os programas do Plano de Permanência

O Programa de Alimentação Subsidiada visa contribuir com as despesas provenientes da necessidade de refeição diária do aluno. Nos campi em que houver Restaurante Universitário em funcionamento, o valor do auxílio é de R$ 65 e os beneficiários do Plano de Permanência podem acessar o RU com o valor da refeição totalmente subsidiado pela Universidade. Nas demais Unidades Universitárias, o auxílio será no valor de R$ 130.

O Programa de Moradia Estudantil conta com duas modalidades, de acordo com a situação do campus onde o aluno está matriculado. O auxílio moradia visa contribuir com as despesas decorrentes de pagamento de aluguel ou similar, de alunos cuja residência seja externa ao município de seu campus ou na zona rural e que necessitem fixar residência em região urbana do município. Neste caso, o valor do auxílio é de R$ 230. A outra opção é vaga na moradia estudantil, que é um espaço de acolhimento e moradia temporário e gratuito aos acadêmicos que apresentem comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No caso do Programa de Apoio ao Transporte, o acadêmico deve optar por uma modalidade, de acordo com a finalidade de cada uma, já que não são cumulativas. O auxílio transporte no valor de R$ 80 visa contribuir com despesas de transporte até o campus e/ou para atividades acadêmicas regulares. A outra opção é o auxílio transporte rural no valor de R$ 100, concedido aos estudantes que comprovem residir na zona rural do município-sede do campus, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Programa de Apoio à Instalação Estudantil é destinado somente a alunos ingressantes. O auxílio no valor de R$ 400 tem o objetivo de contribuir com as despesas de transporte de mudança, de hospedagem e de aluguel, dentre outros custos relacionados à instalação do discente na cidade onde está situada a unidade acadêmica à qual estará vinculado.

O Programa de Auxílio-Creche destina-se a estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da rede pública de educação, e que possuam filhos em idade de zero até cinco anos, 11 meses e 29 dias. O valor do auxílio é de R$ 80 e será repassado ao discente que comprovar ser pai/mãe ou responsável legal pela guarda, no limite de até três crianças. Se o pai e a mãe (ou responsáveis legais) forem alunos da Unipampa, somente um poderá receber o benefício.

Mais informações sobre o Plano de Permanência, a lista completa de critérios, documentação e procedimentos da seleção podem ser conferidos no Edital nº 29/2016.