Início > Curso de educação financeira iniciou em santana do livramento
Data de Publicação 18/09/2015 - 14:57 Atualizado em 18/09/2015 - 14:57 2389 visualizações

Curso de Educação Financeira iniciou em Santana do Livramento

Planejamento das finanças pessoais é um dos tópicos do projeto de extensão
Por Heleno Rocha Nazário

Saber como empregar bem o dinheiro é essencial no momento atual da economia brasileira. No entanto, o bom controle das finanças pessoais é tão importante que deve receber atenção constante. É nesse espírito que o Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu os alunos do curso de extensão Educação Financeira para a nova Economia no último dia 15. As aulas vão ocorrer nas terças e quartas-feiras na sala 7 do campus, com encerramento previsto para o dia 3 de novembro.

A coordenação do projeto está a cargo do professor Thadeu Ramos, que conta com o apoio da equipe executiva, formada pelos professores Fabiane Garcia, Jeferson Goularte, Patrícia Roncato e Silvia Mendonça Flores, a administradora Carmen Lia Remedi Fros e a acadêmica do curso de Administração, Camila dos Santos Pinto. O objetivo proposto no curso é refletir sobre a relevância da construção de um conhecimento básico sobre finanças, de habilidades de planejamento, controle e a identificação da melhor forma de utilização do dinheiro, e participação social na distribuição da riqueza. A ideia é, com isso, ajudar as pessoas a construir qualidade de vida no presente e no futuro.

Todas as 40 vagas foram preenchidas. Desse total, a metade foi ofertada para a comunidade santanense. A turma é composta por estudantes e egressos da Unipampa, servidores públicos civis e militares, professores do ensino médio e fundamental, pequenos empreendedores, aposentados e pessoas com outras ocupações. A  diversidade na faixa etária permite uma interação rica entre os participantes, como por exemplo, narrativas de experiências pessoais, quanto aos temas enfocados.

A abertura do evento contou com a presença da diretora em exercício do campus, professora Kamilla Raquel Rizzi. A ação de extensão surgiu face à percepção um contexto caracterizado por mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas no Brasil e no mundo, as quais apontam para a relevância na implementação de ações que tenham como objetivo de educar financeiramente a população, principalmente os jovens.

Com informações por Carmen Lia Fros

• alunos sentados em uma sala de aula olham para dois professores que explicam a proposta do curso, com uma projeção ao fundo.
      Alunos conhecem a proposta do curso na aula inaugural.