Início > Curso para servidores aborda gestão de almoxarifado e patrimônio
Data de Publicação 28/10/2015 - 11:16 Atualizado em 28/10/2015 - 15:09 1435 visualizações

Curso para servidores aborda gestão de almoxarifado e patrimônio

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) promoveu, junto com a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), o curso de Planejamento e Gestão do Patrimônio na Administração Pública. A atividade ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e reuniu 20 servidores dos campi Bagé, Alegrete, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O responsável por ministrar a capacitação foi o instrutor Ricardo Bulgari, graduado em Administração Pública e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas.

No encontro foram abordadas questões que envolvem a rotina de trabalho com objetivo de capacitar os servidores para atuarem no controle do almoxarifado e bens patrimoniais. Um dos pontos trabalhados foi quanto à padronização e especificação de pedidos de material para evitar o gasto com produtos que, no futuro, poderão ser desnecessários para a instituição. “O pessoal que está fazendo o treinamento tem responsabilidades legais, como gestores de bens de consumo, e responsabilidade de transmitir o conhecimento para os outros colegas que não trabalham diretamente [com controle dos materiais de consumo]”, explica.

Professor Ricardo Bulgari está a frente da turma explicando sobre gestão do almoxarifado. Os alunos estão sentados em fileiras.

O assistente em administração do Campus São Borja, Mateus Weber, conta que já tinha um conhecimento prático sobre patrimônio, mas ainda não tinha feito um curso específico na área. “Espero que no final do curso eu consiga organizar melhor a questão do patrimônio, para evitar transtornos. Muitas vezes eles ocorrem até por não sabermos como é que se faz de maneira correta”, diz.

Para a assistente em administração, Elimara Gonçalves, que trabalha como secretária na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, o curso vai ser válido no trabalho, principalmente em função da troca de gestão na Reitoria da Unipampa. “Vai nos dar um panorama do que podemos pedir para melhorar o setor de patrimônio e almoxarifado”, explica. Elimara ressalta a importância do curso, uma vez que ela é responsável por solicitar material de expediente para que os demais colegas possam trabalhar. “Mesmo que muitas pessoas não percebam, se o servidor não tem uma série de itens bem básicos, como caneta, por exemplo, ele não vai conseguir desenvolver o trabalho”, finaliza.

Com informações de Murilo Dotto