Início > Franceli brizolla e elimara goncalves recebem comenda de honra ao merito ligia farinha almeida

Francéli Brizolla e Elimara Gonçalves recebem Comenda de Honra ao Mérito Lígia Farinha Almeida

Data de Publicação 12/03/2024 - 19:31 Atualizado em: 12/03/2024 - 19:34 919 visualizações

Na noite da última sexta-feira, 8 de março, duas servidoras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foram homenageadas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Bagé. A vice-reitora da Instituição, Francéli Brizolla, e a chefe da Divisão de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Elimara da Silva Gonçalves, receberam a Comenda de Honra ao Mérito Lígia Farinha Almeida.

O nome da vice-reitora foi indicado pela vereadora Beatriz Souza, que destacou a liderança e a dedicação à educação e ao empoderamento feminino de Francéli. “Como reitora da Unipampa, ela tem demonstrado um compromisso inabalável com a excelência acadêmica e a igualdade de gênero, capacitando e inspirando inúmeras mulheres a alcançarem seus sonhos e potencial máximo”, afirmou a vereadora. Sobre a homenagem, complementou: “Que esta merecida honraria seja um reflexo do reconhecimento de sua incansável contribuição para a comunidade acadêmica e para o avanço das mulheres em nossa sociedade, seguindo os passos inspiradores de Lígia Farinha Almeida, a primeira vereadora de Bagé”.

Francéli ressaltou o educar com amorosidade. “Como mulher-educadora, fato que motivou a homenagem, sinto-me ainda mais comprometida e motivada a seguir em frente, educando com amorosidade, por um mundo menos desigual, mais amoroso, menos preconceituoso e para todos e todas”. Com referência a Paulo Freire, a vice-reitora finalizou: “eu esperanço na e pela Educação. Esse é meu legado. Fico muito grata e feliz por esse fato ter sido destacado. Portanto, essa homenagem foi recebida por mim, mas é fruto de muitos e muitas que comigo caminharam, caminham e caminharão, pois a Educação não é um ato solitário, é missão coletiva!”.

Elimara da Silva Gonçalves foi indicada pela vereadora Cáren Castencio, que destacou o papel da homenageada na representação da força, determinação e resistência das mulheres negras. Elimara ressaltou que enquanto servidora pública e militante na área dos movimentos sociais que defendem os direitos da população negra, o acesso à educação de qualidade, o meio ambiente, os direitos das Mulheres, entre outros, sentiu-se muito honrada com o reconhecimento. “Entendo que a homenagem recebida no último dia 08 é fruto de um trabalho responsável e coletivo, pois estamos representando muitos e servindo de incentivo a tantos outros”, pontuou.

A legislação - Lei nº 5.624, de 18 de julho de 2016 - que estabelece a homenagem foi proposta por Omar Ghani. A denominação da comenda faz referência à primeira vereadora de Bagé. Lígia atuou entre as legislaturas de 1947 e 1954.

 

  • Francéli Brizolla e Elimara Gonçalves recebem Comenda de Honra ao Mérito Lígia Farinha Almeida
    Francéli Brizolla e Elimara Gonçalves recebem Comenda de Honra ao Mérito Lígia Farinha Almeida