Início > Reitor da unipampa fala sobre reflexos da situacao nacional na instituicao
Data de Publicação 20/04/2016 - 14:18 Atualizado em 18/05/2016 - 15:51 3281 visualizações

Reitor da Unipampa fala sobre reflexos da situação nacional na instituição

Ele reforça que não existe possibilidade da instituição encerrar as atividades
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Hansen, se manifestou nesta quarta-feira, sobre a influência que a situação política no Brasil pode representar para as atividades da Unipampa. Segundo ele, não há possibilidade de interrupção das atividades, mas devido a conjuntura atípica a situação tem merecido atenção especial por parte da gestão e algumas ações estão sendo realizadas para diminuir os reflexos na instituição.

“Em função dos comentários que circularam recentemente, ficamos preocupados em levar à comunidade acadêmica e à sociedade informações fidedignas e verídicas. As atividades desenvolvidas pela Unipampa não estão sob risco de interrupção”, ressalta Hansen.

De acordo com ele, a reitoria, junto a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem promovido ações junto ao Governo Federal e ao Ministério da Educação para que a Lei Orçamentária Anual, sancionada pela presidenta Dilma Roussef, no dia 15 de janeiro de 2016, conforme o Diário Oficial da União, seja mantida. Uma lista com as 33 obras em andamento na Universidade e os recursos necessários para as conclusões também está sendo enviada para Andifes.

Além disso, algumas medidas que gerarão economia para a Unipampa estão sendo tomadas. “Iremos reduzir o número de linhas telefônicas para o mínimo contratado com a empresa. Também lançaremos uma campanha para a conscientização da economia, como do uso de energia elétrica, água, impressões e reagentes químicos. Através do Decreto 8540/2016 prevemos uma grande redução das diárias e combustível por parte da reitoria. Também estamos suspendendo a compra de materiais descartáveis, como copos para água e cafezinho. Com isso, além de economizarmos, livramos o ambiente de uma carga desnecessária de resíduos sólidos”, relata o reitor. Ele ainda acrescenta que o Almoxarifado da instituição foi transferido para um prédio próprio, diminuindo assim os custos com aluguel.

Outro ponto que tem deixado a comunidade universitária apreensiva é a questão dos colaboradores terceirizados. Segundo Hansen, a gestão está em dialogo com as empresas responsáveis pelos contratos para que os postos de trabalho sejam mantidos.

“As atividades de ensino, pesquisa e extensão para nós, assim como a manutenção das bolsas permanências e serviços essenciais são prioridades para nós, pois a educação é a base de um povo. Todas as decisões estão sendo tomadas em acordo com a equipe de gestão, da reitoria e dos campi. Estudantes, professores, técnicos e autoridades municipais estão engajados para que a atual situação seja superada e a instituição saia deste momento ainda mais fortalecida”, frisa o reitor.

Hansen também reforça que a Unipampa segue e continuará lutando por recursos condizentes com a sua missão e valores fundamentais: ética, liberdade, respeito às diferenças, solidariedade, transparência pública, excelência acadêmica e técnico-científica, e democracia.

Reitor da Unipampa adverte que a instituição não corre riscos de interromper as atividades - Foto: Divulgação Unipampa