Início > Reuniao discute medidas para contencao de despesas na unipampa
Data de Publicação 13/05/2016 - 20:27 Atualizado em 14/05/2016 - 11:08 5592 visualizações

Reunião discute medidas para contenção de despesas na Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

Dirigentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estiveram reunidos, nos dias 12 e 13 de maio, para debater as medidas de contenção de despesas que a Instituição deverá adotar diante da redução dos repasses financeiros e orçamentários por parte do Governo Federal. A reunião contou com a presença do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, do vice-reitor, Maurício Aires Vieira, de pró-reitores, diretores dos campi e coordenadores administrativos.

A fim de adequar-se ao contingenciamento, imposto pelo Governo Federal, de 50% do custeio, a Reitoria e as Unidades Universitárias da Instituição planejam ações efetivas de economia em energia elétrica, água potável, aluguéis, diárias, telefonia e em contratos. Os estudos de viabilidade econômico-financeira envolvem negociações com empresas. Além disso, as especificidades de nove campi, com representação no encontro, também foram analisadas durante a reunião, a fim de evitar futuros prejuízos ao funcionamento das Unidades. O estudo desenvolvido durante os dois dias de debates será encaminhado para análise jurídica e devidas providências.

Na próxima semana, o reitor irá a Brasília para apresentar a realidade da Instituição para a  Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na oportunidade, Hansen deve apresentar a situação econômico-financeira da Unipampa aos novos dirigentes do Ministério da Educação.

A partir da próxima semana está prevista uma reunião presencial dos dirigentes nos campi para elucidar as questões apresentadas durante a reunião para a comunidade acadêmica.

No encerramento do segundo dia de debates, Hansen agradeceu ao trabalho árduo da equipe e afirmou que “é contra os cortes, pois sucateia o ensino, a pesquisa e extensão, além de ser desumano”.