Início > Unipampa ofertara mestrado e doutorado em ciencias fisiologicas partir de 2017
Data de Publicação 18/05/2016 - 16:10 Atualizado em 18/05/2016 - 16:10 5233 visualizações

Unipampa ofertará mestrado e doutorado em Ciências Fisiológicas a partir de 2017

O Campus Uruguaiana sediará o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, foi selecionada como Instituição Associada Emergente do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF), proposto e coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Com a aprovação anunciada no último mês, a Unipampa passará a ofertar, em 2017, vagas para mestrado e doutorado em Ciências Fisiológicas.

A coordenadora do PMPGCF da Unipampa, professora Pamela Billig Mello Carpes, explica que apesar da coordenação geral do Programa ser da Sociedade Brasileira de Fisiologia, que articula o funcionamento integrado das Instituições Associadas, há um colegiado local, coordenação local, as disciplinas serão ofertadas no Campus Uruguaiana, e a seleção de ingresso também será organizada pela Unipampa. “O diferencial é que o programa oferece a possibilidade de uma rede de colaboração com outras instituições associadas ao PMPGCF, assim como as instituições nucleadoras, que possuem Programas de Pós-Graduação em Fisiologia já consolidados (conceitos entre 5 e 7). Nosso aluno terá a oportunidade de cursar disciplinas em qualquer programa das instituições associadas ao PMPGCF”, esclarece a docente.

São os objetivos gerais do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Unipampa: propiciar conhecimentos dos fenômenos fisiológicos, preparando seus estudantes para o desempenho de atividades de pesquisa e de magistério superior na área; incentivar a pesquisa e aumentar a produtividade científica na área de Ciências Fisiológicas e ampliar o número de profissionais com qualificação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais.

A professora Pamela Carpes diz que está muito contente com a possibilidade da Unipampa ofertar mestrado e doutorado na área de Fisiologia. “Todos os docentes envolvidos na proposta têm expectativas de que tenhamos muitos interessados no nosso Programa de Pós-Graduação, e estão trabalhando arduamente para que possamos iniciar a primeira turma já no próximo ano”, conta Pamela.

Segundo a coordenadora do PMPGCF da Unipampa, “a fisiologia é uma área básica comum a todos os cursos da área da saúde e ciências biológicas, além de fazer parte do currículo de algumas licenciaturas relacionadas a estas áreas”. Por ser um programa abrangente, a docente afirma que se trata de uma oportunidade de pós-graduação aos egressos e, também, à comunidade externa. Além disso, Pamela acredita que a possibilidade de integrar o PMPGCF permitirá crescimento e fortalecimento ao corpo docente e trará possibilidades de cooperação e parcerias de pesquisa e ensino com as demais instituições associadas ao Programa.

 

Área de concentração e linhas de pesquisa

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) é avaliado na área de Ciências Biológicas II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a área de concentração é Fisiologia.

O PMPGCF da Unipampa apresenta as seguintes linhas de pesquisa: Fisiologia e Farmacologia da Dor; Fisiologia Endócrina; Hipertensão Arterial e Comorbidades; Neurofisiologia e Comportamento e Neuromecânica do Movimento Humano.

 

Instituições Associadas: Plenas, Emergentes e Nucleadoras

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) se constitui da associação em rede de pesquisadores produtivos vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES), onde a implantação de programas independentes de Ciências Fisiológicas ainda não é possível, denominadas Instituições Associadas Plenas ou Emergentes e docentes de Programas de Pós-Graduação consolidados, denominados Instituições Nucleadoras.

As Instituições Associadas Plenas são as que possuem um grupo mínimo de cinco docentes com credenciamento pleno, com formação sólida na área, assim como, com produção científica e capacidade demonstrada em atividade de orientação de estudantes de pós-graduação, porém, vinculados às Instituições que não tem Programa de Pós-Graduação na área.

As Instituições Associadas Emergentes são as que possuem recém-doutores com formação sólida, porém isolados em Instituições que não tem Programas de Pós-Graduação na área. É o caso da Unipampa, já que a Instituição, neste momento, possui quatro docentes plenos, que orientam mestrado e doutorado.

Conforme o Regulamento Geral do PMPGCF, as Instituições Associadas serão responsáveis diretas pelos estudantes e deverão disponibilizar infraestrutura acadêmica e administrativa (laboratórios, salas de aula) para que as atividades do Programa sejam desenvolvidas, de acordo com a vocação local e as necessidades indicadas pela coordenação geral do Programa.

As instituições de vínculo dos docentes que constituem a associação, inicialmente, são denominadas Nucleadoras e, também, devem disponibilizar infraestrutura acadêmica e administrativa para que as atividades do Programa sejam realizadas.

Confira as Instituições Nucleadoras do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas:

  • Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Programa de Pós-graduação em Fisiologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo;
  • Programa de Pós-graduação em Fisiologia Humana, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo;
  • Programa de Pós-graduação em Ciências: Fisiologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Programa de Pós-graduação em Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Programa de Pós-graduação em Ciências: Fisiologia Geral, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.