Início > Unipampa tera primeiro mestrado academico do campus bage
Data de Publicação 27/04/2016 - 16:48 Atualizado em 03/05/2016 - 15:14 9468 visualizações

Unipampa terá primeiro mestrado acadêmico do Campus Bagé

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Ministério da Educação (MEC), através do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), divulgou, na segunda-feira, 25, o resultado da avaliação que recomenda o programa de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O mestrado, que fará parte do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP), tem como público-alvo graduados em computação ou engenharias e será o primeiro mestrado acadêmico realizado no Campus Bagé.

Serão ofertadas 12 vagas por ano e o programa terá duas linhas de pesquisa: Agropecuária de Precisão e Modelagem Computacional do Sistema Solo-Planta-Animal. O edital de seleção deve ser lançado no segundo semestre deste ano, para ingresso no primeiro semestre de 2017.

De acordo com o coordenador do PPGCAP, Sandro Camargo, o Programa é uma parceria permanente entre a Unipampa e a Embrapa Pecuária Sul, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Bagé, mediante convênio estabelecido entre ambas as instituições, como forma de fortalecer a pesquisa, a formação de pessoas e a transferência de tecnologia para a sociedade na área de computação aplicada à agropecuária.

O professor da Unipampa, Leonardo de Pinho, ressalta que esse é o primeiro mestrado acadêmico realizado pela Universidade no Campus Bagé, também o primeiro do município e da Microrregião da Campanha Meridional. “O curso será um dos poucos mestrados interdisciplinares brasileiros com foco em Computação Aplicada a Agropecuária e ofertados em conjunto com uma Instituição Federal de Ensino Superior e Embrapa”, salienta Pinho.

Para outras informações acesse o link http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcap/.