Início > Intercambio unipampa udelar e discutido em alegrete
Intercâmbio UNIPAMPA-UDELAR é discutido em Alegrete
Data de publicação 22/04/2019 - 19:36 Atualizado em 22/04/2019 - 20:19
Por Camila Lacerda Tolio Richardt

Em passagem pelo Brasil, o professor Guillermo Rela da Universidade de la República Uruguay – UDELAR, esteve visitando o Campus de Alegrete da Unipampa nos dias 16 e 17/04/2019.

A intenção do professor Guillermo é a de iniciar um intercâmbio de estudantes e a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre UNIPAMPA e UDELAR.

Em conversa com a direção e coordenação acadêmica do Campus de Alegrete, Guillermo destacou a necessidade da maior integração dos jovens da fronteira norte do Uruguai, que não conseguem estudar os primeiros anos em Montevidéu, e Alegrete poderia ser uma excelente opção para os estudantes da área de Engenharia e Computação.

Existem empresas de Alegrete que atuam no Uruguai, mais notadamente no setor agrícola, e a exploração de atividades de pesquisa e extensão em parceria com essas empresas, poderão propiciar uma grande oportunidade de aprendizado para os discentes, e desenvolvimento regional.

Nessa primeira conversa, destacamos ao professor Guillermo Rela o trabalho da DAEINTER e da PROGRAD nesse tipo de intercâmbio. O professor Guillermo Rela ficou muito impressionado com a estrutura da UNIPAMPA no RS, conhecendo por meio dos seus colegas uruguaios que já estiveram em visitas anteriores. Especificamente do Campus de Alegrete, após conhecer toda a estrutura física, acredita que a efetivação da parceria UNIPAMPA-UDELAR pode trazer diversas oportunidades de criação de muitos projetos unindo o tripé ensino-pesquisa-extensão.

O professor Guillermo Rela ficou muito otimista com as possibilidades que projetamos, e com o seu retorno ao Uruguai, começará as tratativas em nível institucional, e por todo o potencial da UDELAR, tendo mais de 100.000 alunos nas mais diversas áreas do conhecimento, abriremos possibilidades de intercâmbio nos dez campi da UNIPAMPA.

Diretor do Campus Alegrete

Intercâmbio UNIPAMPA-UDELAR é discutido em Alegrete