Início > Mes da consciencia surda e semana da cultura gaucha na unipampa campus alegrete
Mês da Consciência Surda e Semana da Cultura Gaúcha na Unipampa – Campus Alegrete
Data de publicação 25/09/2025 - 11:16 Atualizado em 25/09/2025 - 11:16
Por Natalia Chagas Natalia Chagas

No dia 12 de setembro de 2025, a Unipampa – Campus Alegrete sediou o evento do “Mês da Consciência Surda e Semana da Cultura Gaúcha”, que reuniu a comunidade surda local, estudantes da EMEB – Escola Municipal Lions Clube – EJA/Surdos, acompanhados da professora Danielle Pinheiro, além de convidados e apoiadores da causa.

 

A organização ficou a cargo de Roberta Messa, pedagoga e Tradutora/Intérprete de Libras (TILS) da Unipampa – Campus Alegrete; da professora Ana Paula Lara, doutoranda da Unipampa – Campus Uruguaiana; e de Nilvia Vargas, Intérprete de Libras. A idealização do card de divulgação e da programação contou com a contribuição da professora Débora de Lara, filha da intérprete Nilvia Vargas, que trouxe inspiração e incentivo para valorizar a comunidade surda de Alegrete.

 

Programação acadêmica e cultural

 

O encontro contou com três palestras de destaque:

Glossário de Gauchesco em Libras, ministrado pela pesquisadora e mestre Bibianna Cordero (UFSM) e pelo professor William Brum (Unipampa – Campus São Borja);

Apresentação sobre o II Festival de Cultura Surda em Bagé, conduzida pela professora Ana Cláudia Fagundes Antunes (Unipampa – Campus Uruguaiana), com apoio das TILS Roberta Messa (Unipampa – Campus Alegrete) e Mariele Vieira (IFFar), em parceria com a COMLI e o SESC/EJA Alegrete.

 

Atividades comemorativas

 

Além das palestras, os participantes celebraram o Dia do Surdo com uma confraternização que incluiu danças, brincadeiras e sorteio de brindes.

 

A programação também integrou uma visita ao Museu do Gaúcho e ao Memorial de Alegrete Ícaro Ferreira da Costa, organizada pela professora Débora de Lara junto à turma do SESC/EJA. O grupo pôde conhecer mais sobre a cultura gaúcha, com destaque para poesias, danças e tradições, acompanhados pelas intérpretes Roberta Messa e Nilvia Vargas.

 

Reconhecimento e gratidão

A comunidade surda destacou a importância do evento, ressaltando a alegria e o aprendizado proporcionados pelas atividades. Em nota coletiva, expressaram agradecimento às organizadoras, intérpretes e apoiadores.

2

2

2

3

3

3

4

4

4

5

5

5

6

6

6